segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Convite_Museus_Educadoras/Educadores

Caras(os) educadoras/ educadores,

A Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REMSC) é formada por um grupo de profissionais com o propósito de estudo, reflexão e definição de diretrizes no campo teórico e prático na área museal, de modo a fundamentar, avaliar, dinamizar e potencializar ações para a área, conforme as necessidades e realidades do Estado de Santa Catarina. Criada em 2010, promove encontros mensais gratuitos com educadores de museus e espaços culturais, e outros profissionais interessados.

Entendendo a importância do papel das professoras/dos professores, no agendamento de visitas escolares aos museus, e atendendo a uma demanda do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) para debater no próximo ano a relação Museu-Escola, buscamos ampliar o diálogo com as escolas, de maneira a estreitar laços, abreviar caminhos, avaliar procedimentos e, assim, melhor atender as expectativas – tanto das escolas, quanto dos museus.

A fim de viabilizar esse diálogo, os encontros da REM/SC em 2012 serão abertos aos relatos de experiências de professoras/ professores acerca das visitas museais promovidas com seus grupos – desde a educação infantil, até a universidade, incluindo grupos de Educação de Jovens e Adultos, e ainda grupos de educação não-formal (ONGs, Associações, entre outros). Paralelamente, abriremos também para relatos de educadoras/educadores museais, a fim de contemplarmos os pareceres desses profissionais e ampliarmos possibilidades de troca e cooperação.

Se você já recebeu turmas de educandas/educandos em um museu catarinense e quer/pode partilhar essa experiência conosco, por favor, escreva para <remsc2010@gmail.com> e escolha uma data para sua apresentação. Os encontros serão sempre na última segunda-feira de cada mês, das 14h às 17h, no Museu da Escola Catarinense, na cidade de Florianópolis, nas datas a saber: 26/03; 30/04 [antecipado para 23/04]; [o dia 28/05 está reservado para um evento maior, provisoriamente nominado: Museu em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações]; 25/06; 27/08; 24/09; 29/10; 26/11.

Para melhor atingirmos os objetivos, é imprescindível que o relato de experiência em sua apresentação contemple os seguintes itens: nome da instituição museal onde se deu a proposta de visitação; nome da instituição escolar visitante; série(s)/faixa etária da(s) turma(s) visitante(s); número de alunos(as); mês/ano da visita; motivo pelo qual se deu a visita; breve relato da experiência; pontos positivos; dificuldades percebidas; sugestões de melhoria. Cada apresentação terá 30 minutos seguidos de debate; e se o/a autor/a desejar enviar um texto sobre o relato de experiência, ele será publicado no blog da REM/SC. Lembramos que a REM/SC não se responsabilizará pelas ideias veiculadas e ficará isenta de qualquer ônus relativo à publicação/divulgação do material enviado.

Contamos com sua participação e também ajuda na divulgação!

Equipe de Coordenação da REM/SC

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail <remsc2010@gmail.com>



















Convite_Escolas_Professoras/Professores


Caras(os) professoras/ professores,

A Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REMSC) é formada por um grupo de profissionais com o propósito de estudo, reflexão e definição de diretrizes no campo teórico e prático na área museal, de modo a fundamentar, avaliar, dinamizar e potencializar ações para a área, conforme as necessidades e realidades do Estado de Santa Catarina. Criada em 2010, promove encontros mensais gratuitos com educadores de museus e espaços culturais, e outros profissionais interessados.

Entendendo a importância do papel das professoras/dos professores, no agendamento de visitas escolares aos museus, buscamos no próximo ano ampliar o diálogo com as escolas, de maneira a estreitar laços, abreviar caminhos, avaliar procedimentos e, assim, melhor atender as expectativas – tanto das educadoras/dos educadores, quanto das educandas/dos educandos.

A fim de viabilizar esse diálogo, os encontros da REM/SC em 2012 serão abertos aos relatos de experiências de professoras/ professores acerca das visitas museais promovidas com seus grupos – desde a educação infantil, até a universidade, incluindo grupos de Educação de Jovens e Adultos, e ainda grupos de educação não-formal (ONGs, Associações, entre outros). Se você já levou alguma turma a um museu catarinense e quer/pode partilhar essa experiência conosco, por favor, escreva para <remsc2010@gmail.com> e escolha uma data para sua apresentação. Os encontros serão sempre na última segunda-feira de cada mês, das 14h às 17h, no Museu da Escola Catarinense, na cidade de Florianópolis, nas datas a saber: 26/03; 30/04 [antecipado para 23/04]; [o dia 28/05 está reservado para um evento maior, provisoriamente nominado: Museu em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações]; 25/06; 27/08; 24/09; 29/10; 26/11.

Para melhor atingirmos os objetivos, é imprescindível que o relato de experiência contemple em sua apresentação os seguintes itens: nome da instituição escolar; nome da instituição museal visitada; série(s)/faixa etária da(s) turma(s); número de alunos(as); mês/ano da visita; motivo pelo qual se deu a visita; breve relato da experiência; pontos positivos; dificuldades percebidas; sugestões de melhoria. Se possível, inserir a opinião das(os) educandas(os) também. Cada apresentação terá 30 minutos seguidos de debate; e se o/a autor/a desejar enviar um texto sobre o relato de experiência, ele será publicado no blog da REM/SC. Lembramos que a REM/SC não se responsabilizará pelas ideias veiculadas e ficará isenta de qualquer ônus relativo à publicação/divulgação do material enviado.

Contamos com sua participação e também ajuda na divulgação!

Equipe de Coordenação da REM/SC

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail <remsc2010@gmail.com>


Avaliação do Encontro da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina – Região Sul (REM/SC-Sul)


Avaliação do Encontro da Rede de Educadores em
Museus de Santa Catarina – Região Sul
(REM/SC-Sul)


Nos dias 10 e 11 de novembro aconteceu na UNESC o Encontro da Rede de Educadores em Museus da Região Sul de Santa Catarina. O encontro foi sediado pelo MUESC – Museu da Universidade do Extremo Sul Catarinense e contou com a participação das coordenadoras da rede estadual Maria Helena Rosa Barbosa e Christiane Castellen O Coordenador do Sistema Estadual de Museus, Maurício Rafael também se fez presente durante o encontro contribuindo de forma muito significativa para o desenvolvimento do evento. O professor Dr. Ricardo Aurino Pinho, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão representou a Unesc na abertura do encontro.
Estiveram presentes no encontro representantes dos museus, instituições culturais e departamentos de cultura dos municípios de Orleans, Laguna, Nova Veneza, Araranguá, Criciúma, Sombrio, Santa Rosa do Sul compreendendo representações das regiões da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna). Os coordenadores das cinco unidades museais do MUESC também participaram da programação e organização do evento.
Como processo de avaliação propusemos um instrumento que contou com três temáticas: que bom, que pena e que tal no sentido de provocar a escrita e coletar as sugestões, olhares e dizeres dos participantes.  No item que bom, aspectos como a iniciativa da Universidade em sediar o evento, boa organização, infraestrutura, oficinas temáticas, as trocas entre pares, o acolhimento, a programação desenvolvida, em especial os relatos de experiência e as visitas técnicas, as diferentes possibilidades de educação disponibilizadas nos espaços não formais foram os principais itens destacados nas fichas avaliativas.
Já no que se refere ao que pena, enfatizamos os seguintes aspectos, após leitura e análise do material: pouco tempo de duração do encontro como um todo, em específico das oficinas. Todas as avaliações recebidas pontuam a necessidade de ampliar a carga horária das atividades, buscando a formação continuada dos profissionais que trabalham nos museus, aproximando as Instituições no intuito de estabelecer parceria que potencializem as ações museais.
Quanto às sugestões registradas em que tal, os participantes apontam para a continuidade e a ampliação destes encontros para o próximo ano, bem como a realização de mais oficinas com temáticas diversas (conservação, restauração de livros, fotografias, programas educativos...). Estender a programação contemplando o patrimônio das diferentes cidades que recebem o encontro, incluindo monumentos, praças, galerias também foi citado como sugestão. Os participantes são unânimes em ressaltar a necessidade de ampliação do tempo destinado a oficinas.
Contudo percebemos que é consenso geral o comprometimento e engajamento dos diferentes profissionais pela causa museal, em específico as diferentes formas de pensar a educação em espaços não formais nos museus da região.


Marcelo Feldhaus – Coord. do MUESC
Edite Volpato Fernandes – Coord. do Museu da Infância - MUESC
Lucy Cristina Ostetto – Coord. do CEDOC – MUESC
Morgana Cirimbelli Gaidzinski – Coord. do Museu de Zoologia – MUESC e Articuladora da REM/SC – Sul

Criciúma, novembro de 2011.