segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Avaliação do Encontro da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina – Região Sul (REM/SC-Sul)


Avaliação do Encontro da Rede de Educadores em
Museus de Santa Catarina – Região Sul
(REM/SC-Sul)


Nos dias 10 e 11 de novembro aconteceu na UNESC o Encontro da Rede de Educadores em Museus da Região Sul de Santa Catarina. O encontro foi sediado pelo MUESC – Museu da Universidade do Extremo Sul Catarinense e contou com a participação das coordenadoras da rede estadual Maria Helena Rosa Barbosa e Christiane Castellen O Coordenador do Sistema Estadual de Museus, Maurício Rafael também se fez presente durante o encontro contribuindo de forma muito significativa para o desenvolvimento do evento. O professor Dr. Ricardo Aurino Pinho, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão representou a Unesc na abertura do encontro.
Estiveram presentes no encontro representantes dos museus, instituições culturais e departamentos de cultura dos municípios de Orleans, Laguna, Nova Veneza, Araranguá, Criciúma, Sombrio, Santa Rosa do Sul compreendendo representações das regiões da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna). Os coordenadores das cinco unidades museais do MUESC também participaram da programação e organização do evento.
Como processo de avaliação propusemos um instrumento que contou com três temáticas: que bom, que pena e que tal no sentido de provocar a escrita e coletar as sugestões, olhares e dizeres dos participantes.  No item que bom, aspectos como a iniciativa da Universidade em sediar o evento, boa organização, infraestrutura, oficinas temáticas, as trocas entre pares, o acolhimento, a programação desenvolvida, em especial os relatos de experiência e as visitas técnicas, as diferentes possibilidades de educação disponibilizadas nos espaços não formais foram os principais itens destacados nas fichas avaliativas.
Já no que se refere ao que pena, enfatizamos os seguintes aspectos, após leitura e análise do material: pouco tempo de duração do encontro como um todo, em específico das oficinas. Todas as avaliações recebidas pontuam a necessidade de ampliar a carga horária das atividades, buscando a formação continuada dos profissionais que trabalham nos museus, aproximando as Instituições no intuito de estabelecer parceria que potencializem as ações museais.
Quanto às sugestões registradas em que tal, os participantes apontam para a continuidade e a ampliação destes encontros para o próximo ano, bem como a realização de mais oficinas com temáticas diversas (conservação, restauração de livros, fotografias, programas educativos...). Estender a programação contemplando o patrimônio das diferentes cidades que recebem o encontro, incluindo monumentos, praças, galerias também foi citado como sugestão. Os participantes são unânimes em ressaltar a necessidade de ampliação do tempo destinado a oficinas.
Contudo percebemos que é consenso geral o comprometimento e engajamento dos diferentes profissionais pela causa museal, em específico as diferentes formas de pensar a educação em espaços não formais nos museus da região.


Marcelo Feldhaus – Coord. do MUESC
Edite Volpato Fernandes – Coord. do Museu da Infância - MUESC
Lucy Cristina Ostetto – Coord. do CEDOC – MUESC
Morgana Cirimbelli Gaidzinski – Coord. do Museu de Zoologia – MUESC e Articuladora da REM/SC – Sul

Criciúma, novembro de 2011.