sexta-feira, 16 de maio de 2014

Resultado do Encontro REM/SC – Documento Preliminar do PNEM


Aconteceu no dia 28 de abril de 2014, em Florianópolis, o encontro da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REM/SC) para a discussão e a sugestão de alterações no  “Documento Preliminar do Programa Nacional de Educação Museal – PNEM”.

                                                                                                Foto: Sérgio Prosdócimo
                                                                                                                         
O encontro contou com a presença de Rita Matos Coitinho, representante da equipe do PNEM, Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Valdemar Assis de Lima (Curso de Museologia Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC), Marli Favero (Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina – SEM/SC) e Maria Helena Rosa Barbosa (REM/SC), falando sobre a importância do PNEM para a área museológica, bem como com a participação muito significativa de mais de 70 pessoas, especialmente, de profissionais de Museus e estudantes do Curso de Museologia da UFSC.

No segundo momento do encontro, os Grupos de Trabalhos (GTs) formados a partir dos eixos temáticos do PNEM discutiram as propostas do Documento Preliminar, em diversos espaços da UFSC.  
                             


Foto: Rita Coitinho

Perspectivas 
conceituais

Coordenação:
Simone Rolim
de Moura       




                                                                      Foto: Rita Coitinho




Gestão


Coordenação:
Luciana Silveira 
Cardoso



                                Foto: Maria Helena Barbosa





Profissionais

de Educação
Museal


Coordenação:
Silvana Silva de Souza





Foto: Maria Helena Barbosa



Formação, capacitação e qualificação


Coordenação:
Thaina Castro Costa Figueiredo



                                                       Foto: Rita Coitinho




Redes e parcerias


Coordenação:
Marli Fávero 






                                                        Foto: Maria Helena Barbosa


Estudos e pesquisas



Coordenação:
Renilton Roberto da Silva Matos de Assis






                                                  Foto: Rita Coitinho



Acessibilidade  



Coordenação:
Christiane Maria Castellen






                                                   Foto: Rita Coitinho




Sustentabilidade



Coordenação:
Rafael Muniz de Moura





                                                                      Foto: Rita Coitinho



Museus e Comunidade



Coordenação:
Valdemar de Assis Lima








No terceiro  momento do encontro,  os grupos de trabalhos (GTs)   reuniram-se, a fim de realizar a plenária para a aprovação das propostas discutidas, conforme a programação divulgada. No entanto, diante do horário já avançado e como nem todos os GTs conseguiram finalizar os trabalhos, foi proposto  que um representante de cada GT falasse sobre o que  conseguiram  desenvolver a partir do documento preliminar e as dificuldades em avançar na discussão, bem como sugerir encaminhamentos para a finalização dos trabalhos.   

Dentre as dificuldades encontradas para avançar nos  GTs, foi observado  a problemática de propor ações em alguns eixos temáticos, em razão do tempo muito reduzido para discutir  e refletir sobre alguns conceitos apresentados no documento, bem como a falta de objetivação de algumas propostas que exigiam uma melhor estruturação. Além disso,  foi destacado que  a redundância de algumas propostas no mesmo eixo temático  exige que elas sejam excluídas ou reestruturadas. Foi observado, também,  que  é necessário transferir  algumas  propostas para outros eixos, nos quais elas  estariam  melhor contempladas. Assim, dos nove GTs,  cinco conseguiram finalizar as propostas, sendo que três deles decidiram continuar as discussões e dois consideraram que as propostas já  estão prontas para serem apresentadas na plenária final.

Diante do exposto,  ficou decido pela maioria dos presentes a possibilidade de continuar  as discussões por e-mail  e, principalmente, em realizar  um segundo encontro,  com reunião dos GTs que não finalizaram as discussões  no período matutino e uma plenária no periodo vespertino,  para aprovação de todas as propostas.   

Para este segundo encontro,  estamos estudando possibilidades de data. Assim que definirmos, divulgaremos, a fim de  que todos(as) possam se agendar.

Aproveitamos para informar que no próximo encontro será discutido também em um GT, o novo eixo temático “Comunicação” que está no  documento preliminar do PNEM.  Segue o link do documento para apreciação: http://pnem.museus.gov.br/wp-content/uploads/2014/01/DOCUMENTO-PRELIMINAR2.pdf

Agradecemos, mais uma vez,  as parcerias, as(os) coordenadoras(es) dos GTs e a todas(os) vocês pela participação  e  contribuição  nesta etapa do PNEM.

Esperamos reencontrá-los(las) no segundo encontro!

Para quem não pôde participar, fica o convite para o próximo.

Abraços a todos(as),

Maria Helena Rosa Barbosa (REM/SC)
Rita Matos Coitinho (PNEM/IBRAM)
Simone Rolim de Moura (MVM/IBRAM)