No
dia 1 de setembro de 2014, aconteceu
o 2º Encontro da REM/SC para dar
continuidade à discussão e às sugestões de alteração no “Documento Preliminar do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM)”,
iniciada no primeiro encontro, no final do mês de abril do corrente ano.
Realizado no Auditório do CED-UFSC, no período
matutino e vespertino, o encontro organizado
pela REM/SC em parceira com o Museu Victor Meirelles, Curso de Museologia da UFSC
e SEM/SC, contou com a participação de
mais de 30 pessoas, especialmente de
educadores e de outros profissionais de museus, estudantes e professores(as) do
curso de Museologia da UFSC, e estudantes da UDESC.
Assim, no período matutino, alguns Grupos de Trabalho (GTs), formados a partir dos Eixos Temáticos do PNEM, continuaram a discussão das propostas do Documento Preliminar. Destaca-se que, neste encontro, o GT Comunicação reuniu-se pela primeira vez e contou com a Coordenação de Mariana Girardi Barbosa Silva (Coordenadora do Educativo Museu Hering e membro do GEPVI). Além disso, o GT Acessibilidade foi coordenado por Marcella Monteiro Borel (Museóloga da Fundação Cultural de Blumenau e membro do GEPVI) e teve, também, a participação de representante do Projeto Família no Museu (CEAD-UDESC).
Assim, no período matutino, alguns Grupos de Trabalho (GTs), formados a partir dos Eixos Temáticos do PNEM, continuaram a discussão das propostas do Documento Preliminar. Destaca-se que, neste encontro, o GT Comunicação reuniu-se pela primeira vez e contou com a Coordenação de Mariana Girardi Barbosa Silva (Coordenadora do Educativo Museu Hering e membro do GEPVI). Além disso, o GT Acessibilidade foi coordenado por Marcella Monteiro Borel (Museóloga da Fundação Cultural de Blumenau e membro do GEPVI) e teve, também, a participação de representante do Projeto Família no Museu (CEAD-UDESC).
Lembramos que dos cinco GTs (eixos temáticos do PNEM) que finalizaram as propostas no primeiro encontro (no mês de abril), três deixaram em aberto a possibilidade de continuidade das discussões por e-mail e/ou neste segundo encontro, conforme consta na divulgação do resultado do primeiro encontro.
No período vespertino, foram apresentadas as sugestões de alterações das propostas do Documento Preliminar do PNEM, por alguns GTs. Os encaminhamentos dos GTs referentes aos eixos temáticos tiveram a coordenação geral de Rita Matos Coitinho, representante do PNEM/IBRAM.
Durante as apresentações dos resultados do GTs (eixos
temáticos), algumas questões foram
levantadas pelos(as) participantes que, por sua vez, contribuíram para
outras reflexões e sugestões de alterações na redação de algumas propostas,
assim como de recomendações para acréscimos e revisões de conceitos enfocados no Documento Preliminar do PNEM. Dentre os conceitos que os(as) participantes fizeram
algumas observações, destacam-se: educação museal, educação patrimonial,
mediação, territorialidade, socioeducativo, públicos, museu integral,
acessibilidades.
Os eixos que causaram mais defesas divergentes e/ou convergentes
foram “Perspectivas conceituais” e “Profissionais da Educação Museal”, uma vez
que, estes tratam de questões mais pontuais em relação à teoria e práxis de
quem atua no campo da educação em museus. A estratégia que causou mais
questionamentos foi a que se refere à regulamentação da profissão de educador
em museu, em razão de profissionais de diferentes formações realizarem o
trabalho de ação educativa.
Como uma
construção coletiva, na qual as reflexões e decisões da maioria dos
participantes se deram no primeiro e no segundo encontro, o resultado dos GTs referente aos respectivos eixos temático será
encaminhado para a comissão do PNEM/IBRAM como contribuição de Santa Catarina
para o aperfeiçoamento do texto final que terá sua aprovação no VI Fórum
Nacional de Museus, entre os dias 24 e 28 de novembro, em Belém (PA).
No final do encontro, que se estendeu até quase às 19h, o
Professor Valdemar Assis (Curso Museologia UFSC) fez a seguinte observação, com
a qual os(as) participantes concordaram: “Para cada eixo temático do PNEM,
deveria ser realizado um encontro”. Nessa perspectiva, entendemos que os
encontros sobre o PNEM não se encerram com a aprovação do texto final do
documento, mas abrem-se também para a necessidade de aprofundamento teórico
sobre as práticas de educação em museus e para a realização de outros
encontros, assim como para um maior diálogo entre diferentes profissionais que
atuam ou não em museus.
Assim, agradecemos
a todos(as) que participaram dos encontros e contribuíram com esta construção coletiva do PNEM e, especialmente
aos coordenadores de GTs, aos parceiros, aos colegas de outras cidades do estado que vieram no primeiro e/ou neste segundo encontro.
Abraços a todos(as),
Maria
Helena Rosa Barbosa (REM/SC)
Rita
Matos Coitinho (PNEM/IBRAM)
Simone
Rolim de Moura (MVM/IBRAM)