O Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler – FIK 2020 chegou a sua segunda edição e novamente fomos convidados a compor a programação promovendo um Encontro com todos/as que atuam no campo da educação museal e/ou são professores/as que tecem articulações com os museus catarinenses em seu trabalho pedagógico.
O Festival foi realizado pelo Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) de 8 a 12 de fevereiro de 2020, já o Encontro ocorreu nos dias 10 e 11 de fevereiro. No primeiro dia, nossa programação se iniciou com a apresentação da REM/SC por Maria Helena Rosa Barbosa, seguida da oficina “Política Nacional de Educação Museal / PNEM”, ministrada por Denilson Antônio. Nossa convidada especial foi Milene Chiovatto, coordenadora do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo desde 2002, que apresentou a palestra “Desde dentro: ações educativas da Pinacoteca de São Paulo”, contando com a mediação de Christiane Castellen.
Maria Helena apresenta a REM/SC | Denilson ministra oficina |
Mila Chiovatto apresenta palestra · mediação de Chris Castellen |
No segundo dia foram apresentados 15 Relatos de Experiência, todos muito interessantes e singulares. [clique aqui para acessar a lista de títulos e resumos]
Ao final do evento, os/as participantes decidiram redigir um documento conjunto, manifestando a importância da garantia de políticas públicas de financiamento de transporte que possibilitem o acesso do público escolar aos espaços museológicos, com vistas a garantir os direitos culturais dos sujeitos de todas as idades. [clique aqui para ler o documento]
Contando com um público expressivo e bastante participativo, interessado na reflexão e no debate que permeia a educação museal, podemos dizer que o Encontro foi um sucesso! Agradecemos à organização do FIK 2020 e ao CEART/UDESC pelo convite e apoio, e a todos/as que contribuíram!