sábado, 26 de fevereiro de 2011

2º Encontro de Estudos – “Museu, Educação e Públicos”


A Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina – REM/SC convida os profissionais de museus e de instituições afins, para o 2º Encontro de Estudos, cujo tema será “Museu, Educação e Públicos”. Para o desenvolvimento dos trabalhos em relação ao tema, contamos com a participação de Maria Isabel Leite* e Maria Helena Rosa Barbosa**.

Dia: 26 de julho de 2010
Local: Museu Victor Meirelles
Horário: 13h30min às 17h30min
Endereço: Rua Victor Meirelles, 59 – Centro – Florianópolis/ SC
Fone/Fax: (48) 3222-0692
Informações: remsc2010@gmail.com

Para a discussão sobre o tema, sugerimos as seguintes leituras:

-Definições de museu. Disponível em:

-Museu: conceitos em mutação (p.8-11). In: BARBOSA, Maria Helena Rosa. Conceitos e preconceitos que permeiam os espaços museais da arte. Disponível em: http://ppgav.ceart.udesc.br/ppgav.htm [Anais do IV Ciclo de Investigações do PPGAV/ UDESC, 2009] ou http://ciclo2009.files.wordpress.com/2009/11/maria-helena-rosa-barbosa_conceitos-e-preconceitos-que-permeiam-os-espaaos-museais-da-arte.pdf

*Maria Isabel Leite
Graduada em Pedagogia (1985) e Mestre em Educação (1995), ambos pela PUC-Rio. É Doutora em Educação pela UNICAMP (2001), com Pós-Doutorado em Arte-Educação pela Roehampton University, Londres, na área de educação em museus (2007). De março de 2003 a julho de 2008, foi professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (Curso de Mestrado), e dos Cursos de Artes Visuais e Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense/UNESC, em Criciúma/SC. Membro da equipe de Coordenação do Museu da Infância; pesquisadora do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação Estética (GEDEST). Continua atuando como consultora, assessora, avaliadora, orientadora, palestrante; e publicando, principalmente, sobre museus, educação, infância e arte.

**Maria Helena Rosa Barbosa
Graduada em Educação Artística (1994) e Mestre em Artes Visuais (2009), na linha de pesquisa Ensino das Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), ambos pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É Arte-educadora do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) desde 2003. Membro da Diretoria da Associação de Arte Educadores de Santa Catarina (AAESC) e do Grupo de Pesquisa CNPq Arte e Educação/PPGAV/UDESC. Tem experiência na área de Artes, com ênfase no ensino da arte em educação formal e não formal, especialmente em ações educativas em museus e mediação em exposições com diferentes públicos.

 
Contamos com sua presença!

Christiane Maria Castellen e Maria Helena Rosa Barbosa
Coordenadoras da REM/SC
Conselho Gestor da REM/SC