sábado, 26 de fevereiro de 2011

Informativo REM/SC

Prezados Colegas da REM/SC,

Nosso 2º encontro de estudos, que ocorreu no dia 26/07, foi instigante e produtivo! Contamos com a presença de participantes da região da Grande Florianópolis e também vindos de Itajaí e de Criciúma. Já estamos organizando o 3º encontro de estudos, no qual daremos continuidade ao tema "Museu e seus diferentes públicos". Assim, programem-se, pois ele acontecerá no dia 30 de agosto, das 13h30min às 17h30min, novamente no Museu Victor Meirelles.  Em data mais próxima ao encontro, faremos a divulgação com o nome dos convidados que apresentarão trabalhos referentes ao tema.

Informamos que, embora a REM/SC esteja em fase de recém-criada, participamos como convidadas em dois eventos:
- do 2º Fórum Estadual de Museus (de 14 a 16 de junho, em Joinville), no qual tivemos espaço para falar em dois momentos do evento: "Comunicação" e "Bate-papo: caindo na REM". Na comunicação, apresentamos como se deu o processo de criação da REM/SC e explicamos sobre a sua estrutura, bem como de que forma são realizados os encaminhamentos dos trabalhos, com a participação dos profissionais que integram o Conselho Gestor. O “Bate-papo: caindo na REM”, oportunizou maiores esclarecimentos sobre a REM/SC e a educação em museus a partir dos questionamentos dos participantes do Fórum. Esse momento possibilitou diálogos sobre inquietações e conquistas em relação à educação em museus, bem como a importância do espaço para troca de experiências pertinentes a esse campo específico.
 - do Encontro da Rede de Educadores em Museus, realizado durante o 4º Fórum Nacional de Museus, em Brasília (11 a 17 de julho). Nesse encontro tivemos a oportunidade de falar sobre o desenvolvimento dos trabalhos que estão ainda em processo de estruturação.  Além disso, ouvimos as experiências de outras REMs já constituídas em diversos estados e estabelecemos contatos com as pessoas que estão à frente delas. Como resolução, ficou definido que o Encontro Nacional da REM  acontecerá em 2011, em Pernambuco.

Quanto ao Encontro Nacional da REM, pensamos que seja fundamental a participação dos profissionais catarinenses. Vamos, portanto, nos articular e nos organizar a fim de  participarmos do evento?

Para os interessados em conhecer um pouco mais sobre as experiências de outras REMs, segue o site da REM Nacional, no qual encontrarão informações nos respectivos blogs dos estados, inseridos no mapa: http://www.rem.org.br/.  Embora não estejam disponíveis os blogs de todas, destacamos que já foram criadas as seguintes REMs: DF, PE, PB, CE, RJ, GO, MT, SC, RS; em fase de criação: a do MS.

Outro assunto, que queremos compartilhar com vocês, é sobre a criação de uma logomarca para a REM/SC, com a finalidade de se criar uma identidade visual para a rede catarinense. Assim, informamos que esse processo se dará por meio de uma seleção, na qual todos  os interessados em participar, devem encaminhar  suas propostas por meio do correio eletrônico em formato  ".gif” ou ".jpeg" até o dia 20 de setembro de  2010.  O(a) autor(a) da logomarca que será selecionada pelo Conselho Gestor da REM  terá seus devidos créditos divulgado no blog da REM/SC, que será criado logo após esse processo. Esperamos contar com a colaboração de todos na divulgação desta seleção, a fim de que tenhamos muitas propostas interessantes. Em relação a esse processo de seleção, destacamos que os inscritos deverão estar  cientes de que,  ao ser selecionada a sua proposta,  o autor(a) assinará um documento doando a sua criação e autorizando o uso da imagem pela REM/SC; não receberá, portanto, remuneração para este fim.

A inscrição deverá ser realizada pelo e-mail remsc2010@gmail.com,
contendo os seguintes dados:

Nome completo:
Profissão:
Escolaridade:
Endereço:
Cidade:
Telefone:
E-mail:

Enfim, até o próximo encontro!
 
Atenciosamente,

Maria Helena Rosa Barbosa e Christiane Maria Castellen
Coordenadoras da REM/SC