terça-feira, 15 de novembro de 2011

Informativo 2_ Novembro de 2011_Encontro da REM/SC-Sul

Caras(os) Colegas,

Nos dias 10 e 11 de novembro, participamos do Encontro da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina - Região Sul (REM/SC-Sul), na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), na cidade de Criciúma, a convite e mobilização do Professor Marcelo Feldhaus, Coordenador do Museu Universitário do Extremo Sul Catarinense (MUESC), e da equipe de coordenadores das Unidades/Museus do MUESC. Com o objetivo de impulsionar o movimento da REM/SC na região, o encontro composto por palestras, relatos de experiências, visitas técnicas e oficinas, que foi organizado como um evento paralelo à Semana de Ciência e Tecnologia da UNESC, possibilitou dois dias de reflexão e troca de experiências entre os participantes.


O encontro contou com a participação de profissionais de secretarias de cultura, de fundações de cultura e de museus de alguns municípios da região – como Criciúma, Laguna, Nova Veneza, Orleans, entre outros – e de estudantes e professores da UNESC e do UNIBAVE. Registramos, também, a presença de Maurício Rafael, Museólogo e Coordenador do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC – FCC).



No dia 11/11, realizou-se a avaliação do encontro com a finalidade de refletir sobre a importância da rearticulação da REM/SC-Sul e da definição de candidatos a articuladores para dar continuidade aos encaminhamentos dos trabalhos – a organização de encontros da rede, conforme os interesses dos profissionais da região Sul, mas tendo como prioridade a reflexão sobre a comunicação dos museus com seus diferentes públicos – as ações culturais e educativas nos museus. 

Assim, mediante sugestões dos participantes, ficou definido que serão realizados três encontros na região, no ano de 2012. A primeira cidade candidata a sediar um encontro da rede será Laguna, no mês de março e a outra, Orleans, com data a definir. Além disso, ficaram responsáveis pela articulação da REM/SC-Sul as seguintes profissionais: Morgana Gaidzinski (UNESC - Criciúma); Valdirene Dorigon (UNIBAVE - Orleans); Maria Célia Bernardo da Silva (FLC - Laguna).

Registramos, aqui, o carinho e a dedicação neste processo de rearticulação da REM/SC- Sul. Lembramos, ainda, que a rede é movida por pessoas, que contam com o apoio, a viabilidade e as parcerias de instituições que acreditam no diálogo, na troca e na parceria como potência de ações para democratizar o acesso aos bens culturais.

Para acessar notícia veiculada sobre o evento, clique sobre o link abaixo:

Abraços,

Maria Helena Rosa Barbosa & Christiane Maria Castellen
Coordenadoras da REM/SC