segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Informativo REM/SC _ Novembro de 2011_ 3º Fórum Estadual de Museus

Prezadas(os) Colegas,

A equipe da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REM/SC) esteve presente no 3º Fórum Estadual de Museus, no período de 24 a 26 de outubro de 2011, na cidade de Chapecó. Nesse evento, nós, coordenadoras da REM/SC, apresentamos a comunicação “Ações em parceria da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina” e participamos da reunião, realizada no dia 25/10, para a formação do Grupo de Trabalho “Museu e Escola”, proposto pelo Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC).

Na comunicação “Ações em parceria da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina”, apresentamos as ações realizadas em parceria com diversas instituições e profissionais da área museológica e os resultados obtidos desde a criação da rede.

A reunião para a formação do Grupo de Trabalho “Museu e Escola”, proposto pelo SEM/SC, foi realizada com a participação dos candidatos das sete regiões do estado e a Diretora de Patrimônio Cultural, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Senhora Andrea Dal Grande. As candidaturas foram articuladas nos Grupos de Discussão Regional do Fórum, levando-se em conta que os profissionais tivessem um perfil tal como o sugerido pela equipe da REM/SC: possuir formação acadêmica na área de museu e/ou educação e/ou áreas afins; atuar ou já ter atuado tanto em museu quanto em escolas e/ou universidades. A sugestão desse perfil se deu por acreditarmos que um profissional com tais características possibilita o trânsito entre os dois campos e contribui para a finalidade dos trabalhos do GT, ou seja, na aproximação entre Museu e Educação (Escola/Universidade).

Lembramos que a criação do GT “Museu e Escola” é resultado de uma proposta do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), vinculado à Fundação Catarinense de Cultura (FCC), no 4º encontro de 2011 da REM/SC – Mesa-redonda “Museu, Educação e Memória: perspectivas de acesso ao patrimônio cultural”, no qual a rede convidou para a mesa representantes da área da Cultura e da Educação. Mais informações sobre o 4º encontro podem ser conferidas no convite de divulgação postado em nosso blog (www.remsc.blogspot.com) e na postagem da Prof.ª Maria Isabel Leite sobre o encontro, no blog Repensando Museus (www.repensandomuseus.blogspot.com), no mês de maio.

O grupo de trabalho (GT) constituído no Fórum de Museus tem como objetivos: a) realizar um diagnóstico da atual situação, no estado, sobre a relação Museu e Escola; b) estruturar propostas e estratégias para a aproximação entre os dois campos de atuação; e c) entregar um relatório que demande ações conjuntas para as áreas.

Embora não tenhamos o nome de todos os representantes do Grupo de Trabalho “Museu e Escola”, ele inicia sua constituição com a seguinte estrutura:

Representante do SEM/SC:
Mauricio Rafael (Coordenador do SEM/SC)
Representante do Comitê Gestor do SEM/SC:
Será definido entre os Conselheiros
Representante da REM/SC:
Christiane Maria Castellen (Titular) e Maria Isabel Leite (Suplente)
Representante da Secretaria de Estado da Educação:
Será indicado pela Secretaria

Representantes por Região do Estado:
Oeste – Fernanda Ben (Titular) e Mara Paulina Arruda (Suplente)
Meio-Oeste – Julio Cezar Corrente (Titular)
Serra – Eveline Andrade (Titular) e Eráclito Pereira (Suplente)
Norte – Viviane Bueno (Titular) 
Vale do Itajaí – Bruna Hedler (Titular) 
Grande Florianópolis – Silvio Bleyer (Titular)
Sul – Marcelo Feldhaus (Titular)

Observamos que as regiões sem suplentes serão contatadas para sugestões de profissionais que atendam ao perfil sugerido para candidatos ao GT. Assim que tivermos mais informações sobre os encaminhamentos dos trabalhos, repassaremos por meio de informativo da rede, a fim de que todos possam contribuir com o GT nas suas respectivas regiões e áreas de atuação.

Abraços,

Maria Helena Rosa Barbosa & Christiane Maria Castellen
Coordenadoras da REM/SC