Prezados(as) colegas da REM/SC,
Realizamos, no início deste ano, junto aos colegas da rede, uma pesquisa via e-mail, para avaliarmos o trabalho realizado durante os anos de 2010/2011, a fim de podermos refletir sobre nossas ações e melhor atendermos ao propósito com o qual a rede foi criada em 2010.
A avaliação encaminhada teve como objetivo sistematizar um canal de comunicação entre os membros e a coordenação da REM/SC, bem como possibilitar o conhecimento das necessidades e também das contribuições dos participantes da rede. O questionário enviado pode ser acessado, na íntegra, em: <http://remsc.blogspot.com.br/2012/02/avaliacao-remsc-20102011_14.html>.
Assim, compartilhamos o resultado obtido na avaliação, por meio do retorno de 21 questionários, dos 95 enviados para os/as colegas cadastrados no grupo da rede, naquele momento. Lembramos que optamos por fazer algumas supressões nas respostas dissertativas e/ou sugestões, a fim de preservar a identidade das pessoas que colaboraram para o resultado deste documento de avaliação. Além disso, nos dois últimos quadros do documento, nos quais apresentamos as questões dissertativas, sublinhamos palavras/frases com o propósito de destacar aspectos similares que contribuem para a análise qualitativa dos dados.
Dado o exposto, primeiramente apresentamos o quadro com regiões e municípios identificados, bem como o total de respostas por cidade:
Regiões
identificadas
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Municípios
identificados
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Total de questionários respondidos: 21
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Oeste
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Caibi
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01
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Meio-Oeste
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Caçador
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01
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Serra
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Lages
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02
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Sul
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Criciúma
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03
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Orleans
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01
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Içara
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01
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Grande Florianópolis
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Florianópolis
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04
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São José
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01
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Vale do Itajaí
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Timbó
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01
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Itajaí
|
01
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Norte
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Canoinhas
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02
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Rio Negrinho
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01
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Jaraguá do Sul
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01
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___________
|
___________
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01
(município/ região não identificada)
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Abaixo, seguem três quadros com as perguntas e os respectivos dados obtidos em três questões com tópicos optativos:
Qual é a sua ligação com a área museal?
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estudante da área
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profissional atuante em museu
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pesquisador/a
da área
|
prestador de serviço na área
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visitante
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outros
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03
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10
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04
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06
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______
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03
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Obs.: como cinco pessoas assinalaram em dois itens, consideramos relevante destacar que, dentre elas, dois são profissionais atuantes em museu e pesquisadores da área; um é estudante da área e profissional atuante em museu; um é estudante da área e prestador de serviço na área; e um é pesquisador e prestador de serviço na área.
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Você já participou de algum encontro da REM/SC?
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Nunca
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Sim, em um deles
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Sim, em mais de um deles
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Não respondeu
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05
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07
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08
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01
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Obs.: das pessoas que responderam nunca terem participado, uma é da Região Meio-0este, duas são da Região Norte, uma é da Região da Serra e uma é da Grande Florianópolis.
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O que o/a impediu de participar de encontros da REM/SC?
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Data
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Horário
|
Local
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Tema não era do
meu interesse
|
Outros
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Não
respondeu |
06
|
04
|
07
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_____________
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07
|
02
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Obs.: duas pessoas assinalaram em três itens como motivo impedidor de participar dos encontros (data, local e outros/ data, horário e local) e uma pessoa assinalou em dois itens (horário e local); das sete pessoas que não participaram por “outros” motivos, cinco especificaram assim: estar iniciando trabalho na área (01), data e local (01), estar desamparada e desmotivada (01), questões relativas ao trabalho (02) – sendo que uma acrescentou também o motivo de morar longe e a falta de transporte; destacamos também que, das cinco pessoas que afirmaram nunca terem participado de encontro da REM/SC apresentado no quadro anterior, duas apontaram o horário como motivo impedidor e três, o local.
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No que diz respeito aos três quadros apresentados acima, com as três questões e os resultados obtidos, observamos que, das 21 pessoas que responderam, a maioria tem uma ligação muito próxima com os museus na condição de profissional atuante ou prestador de serviços. Ainda percebemos que, embora a “data” e “outros” sejam considerados fatores que impedem a participação, o “local” onde os encontros acontecem é um fator que também inviabiliza a participação de alguns profissionais, principalmente daqueles residentes em regiões mais distantes da Grande Florianópolis, conforme conseguimos identificar na avaliação daqueles que nunca participaram de um encontro da REM/SC.
Seguem três quadros referentes ao tópico “Ajude-nos a avaliar os encontros”, quanto ao horário, à dinâmica e às temáticas:
1) Horário – sempre na última segunda-feira do mês, das 14h às 17h. | |||
Satisfatório
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Não satisfatório
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Sugiro que sejam feitas assim:
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Não respondeu
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15
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03
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- “13h às 17h”.
- “Durante a semana à noite ou nos sábados pela manhã.”
- “Horário e locais muito distantes da nossa realidade. Que fossem feitos em cidades diferente para que todos pudessem participar pelo menos uma vez.”
- “[...] sugiro que as reuniões sejam feitas pela manhã, a tarde tenho disponível as sextas!!! Bem como ser encontros bimestrais.”
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02
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Obs.: uma pessoa não assinalou “satisfatório ou não”, mas registrou apenas a sugestão; das três que consideram o horário “não satisfatório”, todas acrescentaram sugestões.
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2) Dinâmica dos encontros
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Satisfatória
|
Não
satisfatórias |
Não respondeu
|
Sugiro que sejam feitas assim:
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14
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__________
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06
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-“Sugiro que seja marcado
os encontros a cada 2 meses
devido a distância.”
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Obs.: uma pessoa não assinalou “satisfatória ou não”, mas registrou apenas a sugestão.
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3) Temáticas tratadas
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Satisfatórias
|
Não satisfatórias
|
Não respondeu
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Sugiro que sejam feitas assim:
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13
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01
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07
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-“Mais valorização para os profissionais da Cultura que
estão incluídos na museologia: historiadores, arqueólogos, pesquisadores, artistas [...].”
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Obs.: uma das pessoas que assinalou “satisfatórias” acrescentou o seguinte comentário: “Sem dúvida as temáticas propostas são muito satisfatórias”.
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Em relação à avaliação dos encontros, percebemos que, das 21 pessoas que responderam, quinze apontaram o horário (sempre na última segunda-feira do mês, das 14h às 17h) como “satisfatório” e três, das que consideram o horário “não satisfatório”, registraram suas sugestões. Dentre essas, sugeriram que os encontros sejam realizados no período “matutino” e em “cidades diferentes”, bem como sejam “bimestrais”. Destacamos, ainda, que mais da metade consideraram “satisfatórias” a “dinâmica” dos encontros (14 pessoas) e as “temáticas tratadas” (13 pessoas).
Apresentamos, abaixo, dois quadros com as respostas referentes a duas questões dissertativas. Segue o primeiro quadro com as sugestões sobre a “sistemática de substituição/manutenção” da equipe gestora da REM/SC – coordenação e conselho gestor.
Você sabe que a REM/SC tem duas coordenadoras e um Conselho Gestor que se elegeram quando da criação do grupo em abril/2010. O que você sugere como sistemática de substituição/manutenção desse grupo?
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R1
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“Não possuo posição muito clara sobre esse item.”
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R2
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“Que tenha representante das diferentes regiões do Estado, escolhidos nos anos com final par (2012, 2014...).”
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R3
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“Não sei dizer.”
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R4
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“Nenhuma proposta em particular, apenas me preocupo com a continuidade dos trabalhos, por isso temos que ter muito cuidado para que a renovação do grupo não seja sinônimo de fratura total com o que vem sendo feito. A princípio sou sempre a favor de eleições diretas para tudo, a cada dois anos.”
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R5
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“Eu estou contente com o trabalho realizado.”
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R6
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“Sugiro que seja realizada a permanência das atuais coordenadoras por mais 02 anos. Ver legalmente como pode ocorrer.”
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R7
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“As coordenadoras devem ter uma gestão de no mínimo de 04 anos, com o objetivo de dar continuidade a serviços encaminhados, quanto ao Conselho poderá haver substituição, oferecendo oportunidade àqueles que desejarem contribuir para o desenvolvimento e propósito da REM/SC - um processo de democratização e socialização.”
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R8
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“Que tenha uma duração mínima de dois anos. Que se tirem os representantes presentes na reunião com uma abrangência regional com indicação para suplência.”
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R9
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“Sugiro que seja mantida.”
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R10
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“Não me sinto capaz de opinar já que não tenho sido assídua nos encontros por vários motivos. Um deles é a falta de estímulo de meus superiores imediatos.”
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R11
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“Conheço pessoalmente as pessoas que compõem o REM/SC, por ter participado de capacitações e nas participações dos fóruns desenvolvidos em SC. Por não ter contato direto do grupo não posso opinar diretamente mais desde meu ponto de vista se o Conselho Gestor continua com as capacitações na Gestão Museológica este ano apoio com certeza.”
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R12
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“Acompanho o trabalho desenvolvido pela REM/SC e acredito que a formatação atual é excelente.”
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R13
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“Sugiro uma maior dinamização do grupo na região sul do estado (em relação as temáticas discutidas no grupo), bem como a renovação do Conselho Gestor da REM/SC.”
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R14
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“Quando o sistema funciona, fica como está, mas se é preciso mudanças seria através de eleição com indicação de pessoas gabaritadas para exercer as funções.”
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R15
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“Sugiro que o grupo desenvolva um bom trabalho.”
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Obs.: seis pessoas não responderam essa questão.
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Diante dos dados exibidos nesse quadro, destacamos que seis pessoas não se manifestaram e que quatro declararam não ter uma opinião formada a respeito. Ainda, em relação ao tempo de duração da equipe gestora da REM/SC, quatro pessoas sugeriram que seja por dois anos e uma pessoa manifestou que seja de no mínimo quatro anos, bem como outra sugeriu a permanência da atual gestão por mais dois anos. Além disso, percebemos nos registros a aprovação e a credibilidade depositada na atual equipe gestora da REM/SC, mas também uma expectativa de mudança do quadro atual com a representatividade de profissionais do âmbito museal de outras regiões do Estado.
No quadro a seguir, apresentamos a opinião das vinte pessoas que se posicionaram sobre a temática dos encontros para 2012 – relatos de experiências de professores(as) e de educadores(as) museais – organizados a partir da participação da REM/SC a convite do SEM/SC no GT Museu e Escola.
A REM/SC foi convidada pelo Sistema Estadual de Museus (SEM/SC) a participar de um GT sobre a relação Museu-Escola e, por isso, o Conselho Gestor planejou trabalhar em cima dessa temática ao longo de 2012, abrindo os encontros para relatos de experiências, tanto das professoras/dos professores em museus; quanto de ações educativas dos museus. O que você teria a dizer sobre isso?
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R1
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“A ação educativa nos museu tem sido a temática chave para a criação e interação com o público, não só o escolar, porque a ação educativa deve ser o resultado de toda e qualquer visita ao museu. Portanto, é através da Ação Educativa se cria um público fiel cumprindo assim com o tripé da museologia que é ‘preservar, pesquisar e comunicar’.”
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R2
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“As ações educativas podem e devem começar nas escolas. Professores que fazem um bom trabalho poderiam também fazer relatos de experiência, intermediários entre escola e museus.”
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R3
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“Considerando que os museus são, ou deveriam ser, prioritariamente, lugares de produção/circulação de saberes, penso que um dos pontos positivos desse diálogo (museu-escola) é o de poder vir a contribuir com a transformação dos métodos convencionais de ensino que, como sabemos, não conseguem atender os interesses reais do seu público.
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R4
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“O tema é muito importante, pois os museus recebem na sua maioria, estudantes.”
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R5
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“Acho ótimo incentivarmos/fomentarmos o diálogo com outras esferas e diferentes profissionais.”
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R6
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“Digo que a caminhada proposta indica ser muito promissora e promete alavancar e enriquecer os trabalhos na área museológica.”
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R7
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“Ótimo. Penso que a REM poderia promover uma publicação semestral ao anual para que os educadores e gestores de museus pudessem publicar seus trabalhos. Também penso que poderia ser instituído um prêmio anual para as melhores experiências em educação patrimonial.”
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R8
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“Creio que esta ação será um importante instrumento de aproximação entre a escola e os museus podendo orientar a construção de diretrizes a que se propõe o GT. Além disso é uma oportunidade para os profissionais de museus ouvirem os professores e estes percebem os museus como espaço de descoberta, encantamento e educação.”
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R9
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“Excelente ouvir relatos de experiências, nos dão mais suporte e servem como modelo.”
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R10
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“Acredito que seja de fundamental importância esse espaço para que possamos trocar experiências.”
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R11
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“Considero extremamente importante a REM se envolver neste projeto, o que de certa forma evidencia as nossas preocupações. O que contribuirá também para estabelecer e fortalecer a relação da REM e as instituições museais no estado.”
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R12
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“Acho importante abordar essa questão nos encontros da REM. Os relatos certamente poderão ser ponto de partida para várias discussões e ações. Trazer o professor para um debate deste tipo é fundamental, por isso acho que mesmo aqueles que não tem relato a fazer deveriam ser convidados a participar como ouvintes.”
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R13
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“A temática é de grande importância para o setor museal e a escola.”
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R14
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“É uma boa iniciativa, pois junto com outras estratégias, poderá resultar em um importante documento para se projetar ações interessantes para consolidar o uso educativo do museu pelas escolas, para além da visitação em grupos.”
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R15
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“Teria muito o que falar, mas sinceramente, acho que a fala por si só não surte efeito.”
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R16
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“Eu sou Ilustrador e Editor Gráfico, meu interesse é desenvolver médios [meios] para chegar nas escolas as ações desenvolvidas em museus e desenvolver atividades lúdicas para a dinâmica Museu-Escola.”
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R17
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“A socialização de experiências é fundamental para o desenvolvimento de nosso trabalho. Muitas ações fantásticas são realizadas e ter conhecimento dessas dinâmicas só vem a enriquecer aquilo que cada profissional já desenvolve na sua instituição, assim como inspira e faz refletir sobre suas práticas.”
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R18
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“Interessante! A área dos museus é abrangente, e a REM/SC pode contribuir ainda mais com a dinamização das ações realizadas com a comunidade, a fim de estimular a criação de parcerias entre os museus existentes no estado.”
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R19
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“Achei maravilhoso, pois a importância da Escola/Museu-Museus/Escola, em cada encontro aprendemos o que é possível fazer em nosso Museu, pela comunidade escolar, esta troca de experiências é muito importante.”
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R20
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“sempre procurei ler e melhoras as atividades [...] envolvendo museu e escola com história do município contada através das peças históricas que estão no museu, e [...] estou sempre procurando melhorar o trabalho para o bem de todos .”
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Obs.: uma pessoa não respondeu.
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A partir do posicionamento dos/das colegas da REM/SC, contido no quadro acima, percebemos que a maioria considerou muito importante a temática de relatos de experiências para os encontros de 2012, em razão de possibilitar um maior diálogo e aproximação entre os profissionais que atuam nas escolas e nos museus, bem como uma reflexão sobre a interface Museu/Escola e “a construção de diretrizes” neste âmbito com o GT Museu e Escola.
No que tange ao documento da avaliação em sua totalidade, observamos que, embora tenham retornado 21 avaliações das 95 que enviamos, a participação foi significativa e contribuiu para conferirmos o resultado do trabalho realizado pela atual equipe da REM/SC, de abril de 2010 a dezembro 2011. Constitui-se, também, como fonte de referência para pensarmos encaminhamentos para a REM/SC, como, por exemplo, o processo de transição da coordenação/ equipe gestora para 2013.
Assim, agradecemos a todos(as) que colaboraram para a composição deste documento de avaliação da gestão da REM/SC, nos anos de 2010 e 2011.
Abraços a todos(as),
Maria Helena Rosa Barbosa e Christiane Maria Castellen
Coordenadoras da REM/SC
www.remsc.blogspot.com