Avaliação REM/SC gestão 2010/2011 _Resultados

Prezados(as) colegas da REM/SC,

Realizamos, no início deste ano, junto aos colegas da rede, uma pesquisa via e-mail, para avaliarmos o trabalho realizado durante os anos de 2010/2011, a fim de podermos refletir sobre nossas ações e melhor atendermos ao propósito com o qual a rede foi criada em 2010.

A avaliação encaminhada teve como objetivo sistematizar um canal de comunicação entre os membros e a coordenação da REM/SC, bem como possibilitar o conhecimento das necessidades e também das contribuições dos participantes da rede. O questionário enviado pode ser acessado, na íntegra, em: <http://remsc.blogspot.com.br/2012/02/avaliacao-remsc-20102011_14.html>.

Assim, compartilhamos o resultado obtido na avaliação, por meio do retorno de 21 questionários, dos 95 enviados para os/as colegas cadastrados no grupo da rede, naquele momento. Lembramos que optamos por fazer algumas supressões nas respostas dissertativas e/ou sugestões, a fim de preservar a identidade das pessoas que colaboraram para o resultado deste documento de avaliação. Além disso, nos dois últimos quadros do documento, nos quais apresentamos as questões dissertativas, sublinhamos palavras/frases com o propósito de destacar aspectos similares que contribuem para a análise qualitativa dos dados.    

Dado o exposto, primeiramente apresentamos o quadro com regiões e municípios identificados, bem como o total de respostas por cidade:

Regiões
identificadas

Municípios
identificados
Total de questionários respondidos: 21

Oeste
Caibi
01
Meio-Oeste
Caçador
01
Serra
Lages
02
Sul
Criciúma
03
Orleans
01
Içara
01
Grande Florianópolis

Florianópolis
04
São José
01
Vale do Itajaí
Timbó
01
Itajaí
01
Norte
Canoinhas
02
Rio Negrinho
01
Jaraguá do Sul
01
___________
___________
01
 (município/ região não identificada)

Abaixo, seguem três quadros com as perguntas e os respectivos dados obtidos em três questões com tópicos optativos:


 Qual é a sua ligação com a área museal?


estudante da área

profissional atuante em museu


pesquisador/a
da área

prestador de serviço na área

visitante

outros

03


10

04

06


______

03

Obs.: como cinco pessoas assinalaram em dois itens, consideramos relevante destacar que, dentre elas, dois são profissionais atuantes em museu e pesquisadores da área; um é estudante da área e profissional atuante em museu; um é estudante da área e prestador de serviço na área; e um é pesquisador e prestador de serviço na área.






















 Você já participou de algum encontro da REM/SC?

Nunca
Sim, em um deles
Sim, em mais de um deles
 Não respondeu

05

07

08


01

Obs.: das pessoas que responderam nunca terem participado, uma é da Região Meio-0este, duas são da Região Norte, uma é da Região da Serra e uma é da Grande Florianópolis.




O que o/a impediu de participar de encontros da REM/SC?
Data
Horário
Local
Tema não era do
meu interesse
Outros
Não 
 respondeu

06

04

07

_____________

07

02


Obs.: duas pessoas assinalaram em três itens como motivo impedidor de participar dos encontros  (data, local e outros/ data, horário e local) e  uma pessoa assinalou em dois itens (horário e local); das sete pessoas que não participaram por “outros” motivos,  cinco  especificaram assim:  estar iniciando trabalho na área (01),  data e local (01), estar desamparada e desmotivada (01),  questões relativas ao trabalho  (02) – sendo que uma acrescentou  também  o motivo de morar longe e a falta de transporte; destacamos também que, das cinco pessoas que afirmaram nunca terem participado  de encontro da REM/SC apresentado no quadro anterior, duas apontaram o horário como motivo impedidor  e três, o local.


No que diz respeito aos três quadros apresentados acima, com as três questões e os resultados obtidos, observamos que, das 21 pessoas que responderam, a maioria tem uma ligação muito próxima com os museus na condição de profissional atuante ou prestador de serviços.  Ainda percebemos que, embora a “data” e “outros” sejam considerados fatores que impedem a participação, o “local” onde os encontros acontecem é um fator que também inviabiliza a participação de alguns profissionais, principalmente daqueles residentes em regiões mais distantes da Grande Florianópolis, conforme conseguimos identificar na avaliação daqueles que nunca participaram de um encontro da REM/SC. 

Seguem três quadros referentes ao tópico “Ajude-nos a avaliar os encontros”, quanto ao horário, à dinâmica e às temáticas:


1)     Horário – sempre na última segunda-feira do mês, das 14h às 17h.

Satisfatório
Não satisfatório
Sugiro que sejam feitas assim:
Não respondeu

15

03
- “13h às 17h”.

- “Durante a semana à noite ou nos sábados pela    manhã.”

- “Horário e locais muito distantes da nossa realidade. Que fossem feitos em cidades diferente para que todos pudessem participar pelo menos uma vez.”

- “[...] sugiro que as reuniões sejam feitas pela manhã, a tarde tenho disponível as sextas!!! Bem como ser encontros bimestrais.”


02

Obs.: uma pessoa não assinalou “satisfatório ou não”, mas registrou apenas a sugestão; das três que consideram  o horário “não satisfatório”,  todas  acrescentaram sugestões.




2)     Dinâmica dos encontros

Satisfatória
Não
 satisfatórias
Não respondeu
Sugiro que sejam feitas assim:

14

__________

06
 -“Sugiro que seja marcado 
 os encontros a cada 2 meses   
 devido a distância.”

Obs.: uma pessoa não assinalou “satisfatória ou não”, mas registrou apenas a sugestão.




3)     Temáticas tratadas

Satisfatórias
Não satisfatórias
Não respondeu
Sugiro que sejam feitas assim:

13

01

07

-“Mais valorização para os profissionais da Cultura que
estão incluídos na museologia: historiadores, arqueólogos, pesquisadores, artistas [...].”


Obs.: uma das pessoas que assinalou “satisfatórias” acrescentou o seguinte comentário: “Sem dúvida as temáticas propostas são muito satisfatórias”.



Em relação à avaliação dos encontros, percebemos que, das 21 pessoas que responderam, quinze apontaram o horário (sempre na última segunda-feira do mês, das 14h às 17h) como “satisfatório” e três, das que consideram o horário “não satisfatório”, registraram suas sugestões. Dentre essas, sugeriram que os encontros sejam realizados no período “matutino” e em “cidades diferentes”, bem como sejam “bimestrais”.  Destacamos, ainda, que mais da metade consideraram “satisfatórias” a “dinâmica” dos encontros (14 pessoas) e as “temáticas tratadas” (13 pessoas).

Apresentamos, abaixo, dois quadros com as respostas referentes a duas questões dissertativas. Segue o primeiro quadro com as sugestões sobre a “sistemática de substituição/manutenção” da equipe gestora da REM/SC – coordenação e conselho gestor.


Você sabe que a REM/SC tem duas coordenadoras e um Conselho Gestor que se elegeram quando da criação do grupo em abril/2010. O que você sugere como sistemática de substituição/manutenção desse grupo?

R1
 “Não possuo posição muito clara sobre esse item.”
R2
 “Que tenha representante das diferentes regiões do Estado, escolhidos nos anos com final par (2012, 2014...).”
R3
 “Não sei dizer.”
R4
 “Nenhuma proposta em particular, apenas me preocupo com a continuidade dos trabalhos, por isso temos que ter muito cuidado para que a renovação do grupo não seja sinônimo de fratura total com o que vem sendo feito. A princípio sou sempre a favor de eleições diretas para tudo, a cada dois anos.”
R5
“Eu estou contente com o trabalho realizado.”
R6
 “Sugiro que seja realizada a permanência das atuais coordenadoras por mais 02 anos. Ver legalmente como pode ocorrer.”
R7
“As coordenadoras devem ter uma gestão de no mínimo de 04 anos, com o objetivo de dar continuidade a serviços encaminhados, quanto ao Conselho poderá haver substituição, oferecendo oportunidade àqueles que desejarem contribuir para o desenvolvimento e propósito da REM/SC - um processo de democratização e socialização.”  
R8
“Que tenha uma duração mínima de dois anos. Que se tirem os representantes presentes na reunião com uma abrangência regional com indicação para suplência.”
R9
“Sugiro que seja mantida.”
R10
Não me sinto capaz de opinar já que não tenho sido assídua nos encontros por vários motivos. Um deles é a falta de estímulo de meus superiores imediatos.”
R11
 “Conheço pessoalmente as pessoas que compõem o REM/SC, por ter participado de capacitações e nas participações dos fóruns desenvolvidos em SC. Por não ter contato direto do grupo não posso opinar diretamente mais desde meu ponto de vista se o Conselho Gestor continua com as capacitações na Gestão Museológica este ano apoio com certeza.”
R12
 “Acompanho o trabalho desenvolvido pela REM/SC e acredito que a formatação atual é excelente.”
R13
 “Sugiro uma maior dinamização do grupo na região sul do estado (em relação as temáticas discutidas no grupo), bem como a renovação do Conselho Gestor da REM/SC.”
R14
Quando o sistema funciona, fica como está, mas se é preciso mudanças seria através de eleição com indicação de pessoas gabaritadas para exercer as funções.”
R15
“Sugiro que o grupo desenvolva um bom trabalho.”
Obs.: seis pessoas não responderam essa questão.


Diante dos dados exibidos nesse quadro, destacamos que seis pessoas não se manifestaram e que quatro declararam não ter uma opinião formada a respeito.  Ainda, em relação ao tempo de duração da equipe gestora da REM/SC, quatro pessoas sugeriram que seja por dois anos e uma pessoa manifestou que seja de no mínimo quatro anos, bem como  outra sugeriu  a permanência da atual gestão por mais dois anos. Além disso, percebemos nos registros a aprovação e a credibilidade depositada na atual equipe gestora da REM/SC, mas também uma expectativa de mudança do quadro atual com a representatividade de profissionais do âmbito museal de outras regiões do Estado. 


No quadro a seguir, apresentamos a opinião das vinte pessoas que se posicionaram sobre a temática dos encontros para 2012 – relatos de experiências de professores(as)  e  de educadores(as)  museais – organizados a  partir da participação da REM/SC a convite do SEM/SC no GT Museu e Escola.


A REM/SC foi convidada pelo Sistema Estadual de Museus (SEM/SC) a participar de um GT sobre a relação Museu-Escola e, por isso, o Conselho Gestor planejou trabalhar em cima dessa temática ao longo de 2012, abrindo os encontros para relatos de experiências, tanto das professoras/dos professores em museus; quanto de ações educativas dos museus. O que você teria a dizer sobre isso?

R1
“A ação educativa nos museu tem sido a temática chave para a criação e interação com o público, não só o escolar, porque a ação educativa deve ser o resultado de toda e qualquer visita ao museu. Portanto, é através da Ação Educativa se cria um público fiel cumprindo assim com o tripé da museologia que é ‘preservar, pesquisar e comunicar’.”
R2
 “As ações educativas podem e devem começar nas escolas. Professores que fazem um bom trabalho poderiam também fazer relatos de experiência, intermediários entre escola e museus.”
R3
“Considerando que os museus são, ou deveriam ser, prioritariamente, lugares de produção/circulação de saberes, penso que um dos pontos positivos desse diálogo (museu-escola) é o de poder vir a contribuir com a transformação dos métodos convencionais de ensino que, como sabemos, não conseguem atender os interesses reais do seu público.
R4
“O tema é muito importante, pois os museus recebem na sua maioria, estudantes.”  
R5
 “Acho ótimo incentivarmos/fomentarmos o diálogo com outras esferas e diferentes profissionais.”
R6
 “Digo que a caminhada proposta indica ser muito promissora e promete alavancar e enriquecer os trabalhos na área museológica.”
R7
Ótimo. Penso que a REM poderia promover uma publicação semestral ao anual para que os educadores e gestores de museus pudessem publicar seus trabalhos. Também penso que poderia ser instituído um prêmio anual para as melhores experiências em educação patrimonial.”
R8
 “Creio que esta ação será um importante instrumento de aproximação entre a escola e os museus podendo orientar a construção de diretrizes a que se propõe o GT. Além disso é uma oportunidade para os profissionais de museus ouvirem os professores e estes percebem os museus como espaço de descoberta, encantamento e educação.”
R9
Excelente ouvir relatos de experiências, nos dão mais suporte e servem como modelo.”
R10
“Acredito que seja de fundamental importância esse espaço para que possamos trocar experiências.”
R11
Considero extremamente importante a REM se envolver neste projeto, o que de certa forma evidencia as nossas preocupações. O que contribuirá também para estabelecer e fortalecer a relação da REM e as instituições museais no estado.”
R12
Acho importante abordar essa questão nos encontros da REM. Os relatos certamente poderão ser ponto de partida para várias discussões e ações. Trazer o professor para um debate deste tipo é fundamental, por isso acho que mesmo aqueles que não tem relato a fazer deveriam ser convidados a participar como ouvintes.”
R13
A temática é de grande importância para o setor museal e a escola.”
R14
 “É uma boa iniciativa, pois junto com outras estratégias, poderá resultar em um importante documento para se projetar ações interessantes para consolidar o uso educativo do museu pelas escolas, para além da visitação em grupos.”
R15
“Teria muito o que falar, mas sinceramente, acho que a fala por si só não  surte efeito.”
R16
“Eu sou Ilustrador e Editor Gráfico, meu interesse é desenvolver médios [meios] para chegar nas escolas as ações desenvolvidas em museus e desenvolver atividades lúdicas para a dinâmica Museu-Escola.”
R17
A socialização de experiências é fundamental para o desenvolvimento de nosso trabalho. Muitas ações fantásticas são realizadas e ter conhecimento dessas dinâmicas só vem a enriquecer aquilo que cada profissional já desenvolve na sua instituição, assim como inspira e faz refletir sobre suas práticas.”
R18
 “Interessante! A área dos museus é abrangente, e a REM/SC pode contribuir ainda mais com a dinamização das ações realizadas com a comunidade, a fim de estimular a criação de parcerias entre os museus existentes no estado.”
R19
 “Achei maravilhoso, pois a importância da Escola/Museu-Museus/Escola, em cada encontro aprendemos o que é possível fazer em nosso Museu, pela comunidade escolar, esta troca de experiências é muito importante.”
R20
“sempre procurei ler e melhoras as atividades [...] envolvendo museu e escola com história do município contada através das peças históricas que estão no museu, e [...]  estou sempre procurando melhorar o trabalho para o bem de todos .”
 Obs.: uma pessoa não respondeu.

A partir do posicionamento dos/das colegas da REM/SC, contido no quadro acima, percebemos que a maioria considerou muito importante a temática de relatos de experiências para os encontros de 2012, em razão de possibilitar um maior diálogo e aproximação entre os profissionais que atuam nas escolas e nos museus, bem como uma reflexão sobre a interface Museu/Escola e “a construção de diretrizes” neste âmbito com o GT Museu e Escola.

No que tange ao documento da avaliação em sua totalidade, observamos que, embora tenham retornado 21 avaliações das 95 que enviamos, a participação foi significativa e contribuiu para conferirmos o resultado do trabalho realizado pela atual equipe da REM/SC, de abril de 2010 a dezembro 2011. Constitui-se, também, como fonte de referência para pensarmos encaminhamentos para a REM/SC, como, por exemplo, o processo de transição da coordenação/ equipe gestora para 2013.

Assim, agradecemos a todos(as) que colaboraram para a composição deste documento de avaliação da gestão da REM/SC, nos anos de 2010 e 2011.  

Abraços a todos(as),

Maria Helena Rosa Barbosa  e Christiane Maria Castellen
Coordenadoras da REM/SC
www.remsc.blogspot.com