REGIMENTO_REM/SC



REGIMENTO REM/SC


Da Natureza e Finalidade
1)   A Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REM/SC), criada em 13 de abril de 2010, é formada por um grupo de profissionais com o propósito de estudo, reflexão e definição de diretrizes no campo teórico e prático na área museal, especialmente, da educação em museus, de modo a fundamentar, avaliar, dinamizar e potencializar ações para a área, conforme as necessidades e realidades do Estado de Santa Catarina.

2) Por ser uma rede instituída sem personalidade jurídica, o trabalho realizado pela equipe gestora da REM/SC se dá de forma voluntária e sem fins lucrativos, por meio de apoios e parcerias com diferentes profissionais e/ou instituições públicas e privadas.

3) A REM/SC tem como finalidade potencializar a atuação e a formação continuada de seus membros por meio do estudo, da reflexão e da troca de experiências, e para tanto organiza encontros presenciais com educadores e demais profissionais de museus, de espaços culturais e de memória, bem como com pesquisadores e outros profissionais de áreas afins como da educação formal e não formal, estudantes do ensino superior e/ou interessados nesse campo de atuação.

Dos Objetivos
1)  Promover a aproximação, o diálogo, o compartilhamento das experiências práticas e das reflexões entre educadores e profissionais de museus com diferentes sujeitos sociais em seus campos específicos de atuação, no que tange às questões relacionadas à educação em museus, espaços culturais e de memória, assim como ao acesso de diferentes públicos nesses espaços.

2) Organizar e realizar encontros de estudo, apresentação de relatos de experiências, cursos, oficinas, palestras e/ou outros eventos em parceria com diferentes profissionais e instituições interessadas nesse campo de atuação.

Da Organização e Atribuições
Dos Membros
1)  A REM/SC é formada por educadores e diferentes profissionais de museus, de espaços culturais e de memória e de outros profissionais de áreas afins como da educação formal e não formal, estudantes do ensino superior e/ou outros sujeitos sociais envolvidos de forma direta ou indireta e comprometidos com esse campo de atuação.

Da Gestão
1) A Gestão da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina é de responsabilidade de sua Equipe Gestora, eleita pelos membros da Rede e composta por dois (2) coordenadores (titular e vice), e pelo conselho gestor, formado por no mínimo cinco (5) conselheiros e no máximo sete (7).
2) A REM/SC poderá ter articuladores, conforme as regiões museológicas estabelecidas pelo SEM/SC, para contribuir com a divulgação das ações e parcerias.

Da Eleição
1) A eleição para uma nova equipe gestora acontecerá bienalmente e as candidaturas serão abertas a todos(as) participantes da REM/SC, conforme regiões museológicas estabelecidas pelo SEM/SC.
2)    A equipe gestora da REM/SC (coordenação e conselho gestor) poderá ser composta por profissionais de diferentes regiões do Estado.

3)    Os critérios para as candidaturas são os seguintes: (i) para a coordenação (titular e vice): que seja educador(a) em museu; (ii) para conselho gestor: que seja educador em museu e/ou em espaços de memória e culturais, ou ainda profissional de museu, escola e/ou universidade comprometido com as reflexões no âmbito da Museologia, da Memória, do Patrimônio e da Educação.

4)  Quando houver eleição de nova equipe gestora, é fundamental que no mínimo dois (2) membros da gestão anterior da REM/SC sejam indicados por essa equipe para permanecerem na nova gestão.

5)   A eleição se dará por meio de votação às respectivas candidaturas no      encontro da REM/SC realizado com essa finalidade. 

Das Atribuições
São atribuições da Equipe Gestora:
a) Organizar os encontros da Rede, firmando parcerias e viabilizando as questões práticas (espaço, certificados, convidados, apoios, captação de recursos financeiros quando for o caso).

b)  Organizar, divulgar e manter a memória da REM/SC em seu blog, (www.remsc.blogspot.com.br), priorizando a postagem de convites dos encontros, os informativos e outros assuntos relacionados às ações da Rede.

c)  Preservar todo o material já postado no blog, de modo a garantir a preservação de sua memória.

d) Manter o arquivo da REM/SC em formato impresso e/ou digital, com fichas de cadastros, listas de presença de encontros, dentre outros documentos produzidos pela rede.
e) Divulgar com prudência por e-mail ou em rede social na web informações de interesse dos membros da REM/SC, como cursos, palestras, textos, publicações, lançamentos de livros, abertura de exposições, dentre outros eventos.

f)     Manter canal aberto via e-mail (grupo de e-mails) ou outro recurso na web, para comunicação entre seus membros, a fim de fomentar a troca de informações.

g) Participar ativamente e de forma comprometida das discussões e reflexões no campo museal e, especialmente, no que tange à educação em museus, assim como estar constantemente atento à legislação e documentos que determinam diretrizes para a área museológica.

h)   Representar e divulgar a Rede em eventos da área museal e áreas afins.

i)     Zelar pela imagem da REM/SC.
  
Dos Encontros
1)   Os encontros presenciais da REM/SC acontecerão no mínimo uma vez por semestre e preferencialmente com maior frequência, com data, horário e local definido pela coordenação e conselho gestor.

2)  Os demais membros da REM/SC podem, também, sugerir a realização de encontros em determinadas datas e locais, assim como participarem da organização deles, juntamente com os membros da equipe gestora.

3)  Os encontros poderão ser organizados em parceria com profissionais de diferentes instituições e realizados em outras regiões do estado, desde que seja garantida a participação de no mínimo um membro da equipe gestora da REM/SC.

 Da Revisão do Regimento
O presente regimento poderá ser revisto e alterado em encontro da REM/SC, desde que esta finalidade seja anunciada com antecedência para todos os seus membros, sendo que é obrigatória a presença do coordenador ou vice mais três conselheiros e, no mínimo, a metade do quórum de membros da data da última alteração.



 Florianópolis, 13 de abril de 2015.


Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina – REM/SC