sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Convite_Museus_Educadoras/Educadores
Caras(os) educadoras/ educadores,
A Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REMSC) é formada por um grupo de profissionais com o propósito de estudo, reflexão e definição de diretrizes no campo teórico e prático na área museal, de modo a fundamentar, avaliar, dinamizar e potencializar ações para a área, conforme as necessidades e realidades do Estado de Santa Catarina. Criada em 2010, promove encontros mensais gratuitos com educadores de museus e espaços culturais, e outros profissionais interessados.
Entendendo a importância do papel das professoras/dos professores, no agendamento de visitas escolares aos museus, e atendendo a uma demanda do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) para debater no próximo ano a relação Museu-Escola, buscamos ampliar o diálogo com as escolas, de maneira a estreitar laços, abreviar caminhos, avaliar procedimentos e, assim, melhor atender as expectativas – tanto das escolas, quanto dos museus.
A fim de viabilizar esse diálogo, os encontros da REM/SC em 2012 serão abertos aos relatos de experiências de professoras/ professores acerca das visitas museais promovidas com seus grupos – desde a educação infantil, até a universidade, incluindo grupos de Educação de Jovens e Adultos, e ainda grupos de educação não-formal (ONGs, Associações, entre outros). Paralelamente, abriremos também para relatos de educadoras/educadores museais, a fim de contemplarmos os pareceres desses profissionais e ampliarmos possibilidades de troca e cooperação.
Se você já recebeu turmas de educandas/educandos em um museu catarinense e quer/pode partilhar essa experiência conosco, por favor, escreva para <remsc2010@gmail.com> e escolha uma data para sua apresentação. Os encontros serão sempre na última segunda-feira de cada mês, das 14h às 17h, no Museu da Escola Catarinense, na cidade de Florianópolis, nas datas a saber: 26/03; 30/04 [antecipado para 23/04]; [o dia 28/05 está reservado para um evento maior, provisoriamente nominado: Museu em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações]; 25/06; 27/08; 24/09; 29/10; 26/11.
Para melhor atingirmos os objetivos, é imprescindível que o relato de experiência em sua apresentação contemple os seguintes itens: nome da instituição museal onde se deu a proposta de visitação; nome da instituição escolar visitante; série(s)/faixa etária da(s) turma(s) visitante(s); número de alunos(as); mês/ano da visita; motivo pelo qual se deu a visita; breve relato da experiência; pontos positivos; dificuldades percebidas; sugestões de melhoria. Cada apresentação terá 30 minutos seguidos de debate; e se o/a autor/a desejar enviar um texto sobre o relato de experiência, ele será publicado no blog da REM/SC. Lembramos que a REM/SC não se responsabilizará pelas ideias veiculadas e ficará isenta de qualquer ônus relativo à publicação/divulgação do material enviado.
Contamos com sua participação e também ajuda na divulgação!
Equipe de Coordenação da REM/SC
Convite_Escolas_Professoras/Professores
Caras(os) professoras/ professores,
A Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REMSC) é formada por um grupo de profissionais com o propósito de estudo, reflexão e definição de diretrizes no campo teórico e prático na área museal, de modo a fundamentar, avaliar, dinamizar e potencializar ações para a área, conforme as necessidades e realidades do Estado de Santa Catarina. Criada em 2010, promove encontros mensais gratuitos com educadores de museus e espaços culturais, e outros profissionais interessados.
Entendendo a importância do papel das professoras/dos professores, no agendamento de visitas escolares aos museus, buscamos no próximo ano ampliar o diálogo com as escolas, de maneira a estreitar laços, abreviar caminhos, avaliar procedimentos e, assim, melhor atender as expectativas – tanto das educadoras/dos educadores, quanto das educandas/dos educandos.
A fim de viabilizar esse diálogo, os encontros da REM/SC em 2012 serão abertos aos relatos de experiências de professoras/ professores acerca das visitas museais promovidas com seus grupos – desde a educação infantil, até a universidade, incluindo grupos de Educação de Jovens e Adultos, e ainda grupos de educação não-formal (ONGs, Associações, entre outros). Se você já levou alguma turma a um museu catarinense e quer/pode partilhar essa experiência conosco, por favor, escreva para <remsc2010@gmail.com> e escolha uma data para sua apresentação. Os encontros serão sempre na última segunda-feira de cada mês, das 14h às 17h, no Museu da Escola Catarinense, na cidade de Florianópolis, nas datas a saber: 26/03; 30/04 [antecipado para 23/04]; [o dia 28/05 está reservado para um evento maior, provisoriamente nominado: Museu em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações]; 25/06; 27/08; 24/09; 29/10; 26/11.
Para melhor atingirmos os objetivos, é imprescindível que o relato de experiência contemple em sua apresentação os seguintes itens: nome da instituição escolar; nome da instituição museal visitada; série(s)/faixa etária da(s) turma(s); número de alunos(as); mês/ano da visita; motivo pelo qual se deu a visita; breve relato da experiência; pontos positivos; dificuldades percebidas; sugestões de melhoria. Se possível, inserir a opinião das(os) educandas(os) também. Cada apresentação terá 30 minutos seguidos de debate; e se o/a autor/a desejar enviar um texto sobre o relato de experiência, ele será publicado no blog da REM/SC. Lembramos que a REM/SC não se responsabilizará pelas ideias veiculadas e ficará isenta de qualquer ônus relativo à publicação/divulgação do material enviado.
Contamos com sua participação e também ajuda na divulgação!
Equipe de Coordenação da REM/SC
Avaliação do Encontro da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina – Região Sul (REM/SC-Sul)
Avaliação do Encontro da Rede de Educadores em
Museus de Santa Catarina – Região Sul
(REM/SC-Sul)
Nos dias 10 e 11 de novembro aconteceu na UNESC o Encontro da Rede de Educadores em Museus da Região Sul de Santa Catarina. O encontro foi sediado pelo MUESC – Museu da Universidade do Extremo Sul Catarinense e contou com a participação das coordenadoras da rede estadual Maria Helena Rosa Barbosa e Christiane Castellen. O Coordenador do Sistema Estadual de Museus, Maurício Rafael também se fez presente durante o encontro contribuindo de forma muito significativa para o desenvolvimento do evento. O professor Dr. Ricardo Aurino Pinho, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão representou a Unesc na abertura do encontro.
Estiveram presentes no encontro representantes dos museus, instituições culturais e departamentos de cultura dos municípios de Orleans, Laguna, Nova Veneza, Araranguá, Criciúma, Sombrio, Santa Rosa do Sul compreendendo representações das regiões da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna). Os coordenadores das cinco unidades museais do MUESC também participaram da programação e organização do evento.
Como processo de avaliação propusemos um instrumento que contou com três temáticas: que bom, que pena e que tal no sentido de provocar a escrita e coletar as sugestões, olhares e dizeres dos participantes. No item que bom, aspectos como a iniciativa da Universidade em sediar o evento, boa organização, infraestrutura, oficinas temáticas, as trocas entre pares, o acolhimento, a programação desenvolvida, em especial os relatos de experiência e as visitas técnicas, as diferentes possibilidades de educação disponibilizadas nos espaços não formais foram os principais itens destacados nas fichas avaliativas.
Já no que se refere ao que pena, enfatizamos os seguintes aspectos, após leitura e análise do material: pouco tempo de duração do encontro como um todo, em específico das oficinas. Todas as avaliações recebidas pontuam a necessidade de ampliar a carga horária das atividades, buscando a formação continuada dos profissionais que trabalham nos museus, aproximando as Instituições no intuito de estabelecer parceria que potencializem as ações museais.
Quanto às sugestões registradas em que tal, os participantes apontam para a continuidade e a ampliação destes encontros para o próximo ano, bem como a realização de mais oficinas com temáticas diversas (conservação, restauração de livros, fotografias, programas educativos...). Estender a programação contemplando o patrimônio das diferentes cidades que recebem o encontro, incluindo monumentos, praças, galerias também foi citado como sugestão. Os participantes são unânimes em ressaltar a necessidade de ampliação do tempo destinado a oficinas.
Contudo percebemos que é consenso geral o comprometimento e engajamento dos diferentes profissionais pela causa museal, em específico as diferentes formas de pensar a educação em espaços não formais nos museus da região.
Marcelo Feldhaus – Coord. do MUESC
Edite Volpato Fernandes – Coord. do Museu da Infância - MUESC
Lucy Cristina Ostetto – Coord. do CEDOC – MUESC
Morgana Cirimbelli Gaidzinski – Coord. do Museu de Zoologia – MUESC e Articuladora da REM/SC – Sul
Criciúma, novembro de 2011.
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
terça-feira, 15 de novembro de 2011
Informativo 2_ Novembro de 2011_Encontro da REM/SC-Sul
Caras(os) Colegas,
Nos dias 10 e 11 de novembro, participamos do Encontro da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina - Região Sul (REM/SC-Sul), na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), na cidade de Criciúma, a convite e mobilização do Professor Marcelo Feldhaus, Coordenador do Museu Universitário do Extremo Sul Catarinense (MUESC), e da equipe de coordenadores das Unidades/Museus do MUESC. Com o objetivo de impulsionar o movimento da REM/SC na região, o encontro composto por palestras, relatos de experiências, visitas técnicas e oficinas, que foi organizado como um evento paralelo à Semana de Ciência e Tecnologia da UNESC, possibilitou dois dias de reflexão e troca de experiências entre os participantes.
O encontro contou com a participação de profissionais de secretarias de cultura, de fundações de cultura e de museus de alguns municípios da região – como Criciúma, Laguna, Nova Veneza, Orleans, entre outros – e de estudantes e professores da UNESC e do UNIBAVE. Registramos, também, a presença de Maurício Rafael, Museólogo e Coordenador do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC – FCC).
No dia 11/11, realizou-se a avaliação do encontro com a finalidade de refletir sobre a importância da rearticulação da REM/SC-Sul e da definição de candidatos a articuladores para dar continuidade aos encaminhamentos dos trabalhos – a organização de encontros da rede, conforme os interesses dos profissionais da região Sul, mas tendo como prioridade a reflexão sobre a comunicação dos museus com seus diferentes públicos – as ações culturais e educativas nos museus.
Assim, mediante sugestões dos participantes, ficou definido que serão realizados três encontros na região, no ano de 2012. A primeira cidade candidata a sediar um encontro da rede será Laguna, no mês de março e a outra, Orleans, com data a definir. Além disso, ficaram responsáveis pela articulação da REM/SC-Sul as seguintes profissionais: Morgana Gaidzinski (UNESC - Criciúma); Valdirene Dorigon (UNIBAVE - Orleans); Maria Célia Bernardo da Silva (FLC - Laguna).
Registramos, aqui, o carinho e a dedicação neste processo de rearticulação da REM/SC- Sul. Lembramos, ainda, que a rede é movida por pessoas, que contam com o apoio, a viabilidade e as parcerias de instituições que acreditam no diálogo, na troca e na parceria como potência de ações para democratizar o acesso aos bens culturais.
Para acessar notícia veiculada sobre o evento, clique sobre o link abaixo:
Abraços,
Maria Helena Rosa Barbosa & Christiane Maria Castellen
Coordenadoras da REM/SC
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Informativo REM/SC _ Novembro de 2011_ 3º Fórum Estadual de Museus
Prezadas(os) Colegas,
A equipe da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REM/SC) esteve presente no 3º Fórum Estadual de Museus, no período de 24 a 26 de outubro de 2011, na cidade de Chapecó. Nesse evento, nós, coordenadoras da REM/SC, apresentamos a comunicação “Ações em parceria da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina” e participamos da reunião, realizada no dia 25/10, para a formação do Grupo de Trabalho “Museu e Escola”, proposto pelo Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC).
Na comunicação “Ações em parceria da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina”, apresentamos as ações realizadas em parceria com diversas instituições e profissionais da área museológica e os resultados obtidos desde a criação da rede.
A reunião para a formação do Grupo de Trabalho “Museu e Escola”, proposto pelo SEM/SC, foi realizada com a participação dos candidatos das sete regiões do estado e a Diretora de Patrimônio Cultural, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Senhora Andrea Dal Grande. As candidaturas foram articuladas nos Grupos de Discussão Regional do Fórum, levando-se em conta que os profissionais tivessem um perfil tal como o sugerido pela equipe da REM/SC: possuir formação acadêmica na área de museu e/ou educação e/ou áreas afins; atuar ou já ter atuado tanto em museu quanto em escolas e/ou universidades. A sugestão desse perfil se deu por acreditarmos que um profissional com tais características possibilita o trânsito entre os dois campos e contribui para a finalidade dos trabalhos do GT, ou seja, na aproximação entre Museu e Educação (Escola/Universidade).
Lembramos que a criação do GT “Museu e Escola” é resultado de uma proposta do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), vinculado à Fundação Catarinense de Cultura (FCC), no 4º encontro de 2011 da REM/SC – Mesa-redonda “Museu, Educação e Memória: perspectivas de acesso ao patrimônio cultural”, no qual a rede convidou para a mesa representantes da área da Cultura e da Educação. Mais informações sobre o 4º encontro podem ser conferidas no convite de divulgação postado em nosso blog (www.remsc.blogspot.com) e na postagem da Prof.ª Maria Isabel Leite sobre o encontro, no blog Repensando Museus (www.repensandomuseus.blogspot.com), no mês de maio.
O grupo de trabalho (GT) constituído no Fórum de Museus tem como objetivos: a) realizar um diagnóstico da atual situação, no estado, sobre a relação Museu e Escola; b) estruturar propostas e estratégias para a aproximação entre os dois campos de atuação; e c) entregar um relatório que demande ações conjuntas para as áreas.
Embora não tenhamos o nome de todos os representantes do Grupo de Trabalho “Museu e Escola”, ele inicia sua constituição com a seguinte estrutura:
Representante do SEM/SC:
Mauricio Rafael (Coordenador do SEM/SC)
Representante do Comitê Gestor do SEM/SC:
Será definido entre os Conselheiros
Representante da REM/SC:
Christiane Maria Castellen (Titular) e Maria Isabel Leite (Suplente)
Representante da Secretaria de Estado da Educação:
Será indicado pela Secretaria
Representantes por Região do Estado:
Oeste – Fernanda Ben (Titular) e Mara Paulina Arruda (Suplente)
Meio-Oeste – Julio Cezar Corrente (Titular)
Serra – Eveline Andrade (Titular) e Eráclito Pereira (Suplente)
Norte – Viviane Bueno (Titular)
Vale do Itajaí – Bruna Hedler (Titular)
Grande Florianópolis – Silvio Bleyer (Titular)
Sul – Marcelo Feldhaus (Titular)
Observamos que as regiões sem suplentes serão contatadas para sugestões de profissionais que atendam ao perfil sugerido para candidatos ao GT. Assim que tivermos mais informações sobre os encaminhamentos dos trabalhos, repassaremos por meio de informativo da rede, a fim de que todos possam contribuir com o GT nas suas respectivas regiões e áreas de atuação.
Abraços,
Maria Helena Rosa Barbosa & Christiane Maria Castellen
Coordenadoras da REM/SC
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Encontro da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina – Região Sul (REM/SC-Sul) – 10 e 11 de novembro de 2011 – UNESC – Criciúma.
Prezados(as),
Prezados(as),
Confiram a programação do Encontro da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina – Região Sul (REM/SC-Sul), que retoma suas atividades neste mês de novembro de 2011, a fim de fortalecer as ações e reflexões na região.
Para obter mais informações sobre o encontro, entrar em contato com a equipe do MUESC por telefone ou
e-mail: (48) 3431-2774/
muesc@unesc.net
e-mail: (48) 3431-2774/
muesc@unesc.net
Atenciosamente,
Equipe REM/SC
terça-feira, 20 de setembro de 2011
terça-feira, 23 de agosto de 2011
domingo, 24 de julho de 2011
Informativo REM/SC_Julho de 2011
Prezadas(os) Colegas da REM/SC,
Como já antecipamos no último encontro da REM/SC, neste final do mês de julho não realizaremos o nosso encontro mensal. Indicamos, entretanto, a leitura de algumas publicações disponíveis na web, a fim de que elas possam contribuir para nossas reflexões sobre educação em museus ou para possíveis sugestões de encontros de estudo nos próximos meses.
Seguem anexas as publicações eletrônicas e os links nos quais vocês podem acessá-las:
Museu e escola: educação formal e não-formal.
[153511MuseueEscola[1].pdf]
Educação em museus: a mediação em foco.
[A_mediacao_em_foco[1].pdf]
Diálogos entre arte e público – Cadernos de textos III
Acessibilidade Cultural: o que é acessível e para quem?
[Diálogos-entre-Arte-e-Publico-CADERNO3[1].pdf]
Boas leituras e até o encontro do mês de agosto!
Abraços,
Maria Helena Rosa Barbosa & Christiane Maria Castellen
Coordenadoras da REM/SC
quinta-feira, 23 de junho de 2011
terça-feira, 24 de maio de 2011
segunda-feira, 18 de abril de 2011
domingo, 20 de março de 2011
sábado, 26 de fevereiro de 2011
2011_REM/SC
“...tudo o que é humano tem
espaço no museu."
Mário Chagas
Caríssimas(os),
Com o objetivo de incentivar e
fortalecer as discussões no campo
da educação não formal,
especificamente em museus
e centros culturais, a Rede de Educadores
em Museus de Santa Catarina
realizou seis encontros desde a sua
criação, em abril de 2010.
Assim, com a participação de
educadores e outros profissionais
de museus, a REM/SC promoveu o diálogo,
a produção e a difusão de conhecimentos,
bem como a troca de experiências sobre
Educação em Museus.
Nessa perspectiva, encerramos o ano
fortalecendo o diálogo em nosso
Estado com a criação da
REM/SC-Região Sul.
Desejamos a todos vocês que, de
uma forma ou de outra, contribuíram
para o êxito da Rede
um 2011 de muitas ações e realizações.
Maria Helena Rosa Barbosa e Christiane Maria Castellen
Coordenadoras da REM/SC
Criada a REM/SC – Região Sul
O 6º Encontro da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina – REM/SC, realizado no dia 29 de novembro de 2010, em Criciúma que contou com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura – FCC, do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina – SEM/SC e da Fundação Cultural de Criciúma – FCC resultou na criação de um grupo de discussão da rede, denominado REM/SC – Região Sul.
O processo de criação se deu com a presença de Maria Helena Rosa Barbosa e Christiane Maria Castellen, coordenadoras da REM/SC, Vera Pizzato, membro do Conselho Gestor e representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN/ Laguna, da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC e do Centro Universitário Barriga Verde – UNIBAVE, bem como com a participação de educadores e outros profissionais de museus e espaços culturais dos municípios de Criciúma, Laguna, Içara, Cocal do Sul, Turvo, Urussanga, Orleans e Florianópolis.
Assim, com o objetivo de incentivar e fortalecer as discussões sobre a Educação em Museus e espaços culturais a REM/SC – Região Sul definiu que os encontros serão na segunda segunda-feira de cada mês e agendou o primeiro encontro do grupo para o dia 13 de dezembro de 2010, no município de Laguna. Para a organização dos encontros o grupo conta com o apoio dos seguintes profissionais que serão os articuladores dessa extensão da REM/SC:
Lisiane Potrikus Borges (Fundação Cultural de Criciúma – FCC);
Elias Custodio Borges (Fundação Cultural de Criciúma – FCC);
Morgana Gaidzinski (Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC);
Valdirene Dorigon (Centro Universitário Barriga Verde – UNIBAVE/
Museu ao Ar Livre).
Divulgação:
Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina – REM/SC remsc2010@gmail.com
3º Encontro de Estudos – “Museu e seus diferentes públicos”
A Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina – REM/SC convida os educadores, os profissionais de museus e de instituições afins, para o 3º Encontro de Estudos, cujo tema será “Museu e seus diferentes públicos”. O encontro contará com a presença de convidados que apresentarão trabalhos referentes ao tema.
Dia: 30 de agosto de 2010
Local: Museu Victor Meirelles
Horário: 13h30min às 17h30min
Endereço: Rua Victor Meirelles, 59 – Centro – Florianópolis/ SC
Fone/Fax: (48) 3222-0692
Informações: remsc2010@gmail.com
Convidados:
Diele Fernanda Pedrozo de Morais
Graduada em Educação Artística com habilitação em Desenho pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2007) e Especialista em Educação Especial (2007) pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão. É Professora do Instituto Paranaense de Cegos e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV, da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Recebeu em Brasília, no ano de 2008, Menção Honrosa no Prêmio Darcy Ribeiro com o projeto “A Arte de Sentir a Arte”, desenvolvido junto ao Museu de Arte da UFPR.
Márcia Lisbôa Carlsson
Graduada em Artes Plásticas (1996) e Especialista em Linguagem Plástica Contemporânea (1999) pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Atua como Arte-educadora no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) desde 2003 e atualmente desenvolve projeto educativo no Museu Histórico de Santa Catarina. É Artista Plástica e membro do Conselho Gestor da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina – REM/SC.
Sérgio Da Silva Prosdócimo
Graduado em Educação Artística , com habilitação em Artes Plásticas (1990) pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e Especialista em Didática e Metodologia do Ensino pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Registro/São Paulo (1999). Atua como Arte-educador no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) desde 2003. É Músico, Ator, Performer, Fundador e Diretor de Expansão do Grupo Gira-Teatro e membro do Conselho Gestor da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina – REM/SC.
Sulísia Westphal Román
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Norte do Paraná – UNOPAR. Especialista em: Educação e Desenvolvimento Humano pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (2001); Crescimento Pessoal e Potencialização de Coordenadores de Equipe (2004) e Psicopedagogia Institucional (2007) pela Universidade Castelo Branco, RJ (2007). Atua como professora de Apoio Pedagógico e Coordenadora de Grupos de Leitura e Interpretação na Associação Catarinense para a Integração do Cego – ACIC.
Daniela Almeida Moreira
Licencianda em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e Bacharelanda em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Tem experiência como Intérprete de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e no momento atua na UFSC.
Contamos com sua presença!
Maria Helena Rosa Barbosa e Christiane Maria Castellen
Coordenadoras da REM/SC
Conselho Gestor da REM/SC
Informativo REM/SC
Prezados Colegas da REM/SC,
Nosso 2º encontro de estudos, que ocorreu no dia 26/07, foi instigante e produtivo! Contamos com a presença de participantes da região da Grande Florianópolis e também vindos de Itajaí e de Criciúma. Já estamos organizando o 3º encontro de estudos, no qual daremos continuidade ao tema "Museu e seus diferentes públicos". Assim, programem-se, pois ele acontecerá no dia 30 de agosto, das 13h30min às 17h30min, novamente no Museu Victor Meirelles. Em data mais próxima ao encontro, faremos a divulgação com o nome dos convidados que apresentarão trabalhos referentes ao tema.
Informamos que, embora a REM/SC esteja em fase de recém-criada, participamos como convidadas em dois eventos:
- do 2º Fórum Estadual de Museus (de 14 a 16 de junho, em Joinville), no qual tivemos espaço para falar em dois momentos do evento: "Comunicação" e "Bate-papo: caindo na REM". Na comunicação, apresentamos como se deu o processo de criação da REM/SC e explicamos sobre a sua estrutura, bem como de que forma são realizados os encaminhamentos dos trabalhos, com a participação dos profissionais que integram o Conselho Gestor. O “Bate-papo: caindo na REM”, oportunizou maiores esclarecimentos sobre a REM/SC e a educação em museus a partir dos questionamentos dos participantes do Fórum. Esse momento possibilitou diálogos sobre inquietações e conquistas em relação à educação em museus, bem como a importância do espaço para troca de experiências pertinentes a esse campo específico.
- do Encontro da Rede de Educadores em Museus, realizado durante o 4º Fórum Nacional de Museus, em Brasília (11 a 17 de julho). Nesse encontro tivemos a oportunidade de falar sobre o desenvolvimento dos trabalhos que estão ainda em processo de estruturação. Além disso, ouvimos as experiências de outras REMs já constituídas em diversos estados e estabelecemos contatos com as pessoas que estão à frente delas. Como resolução, ficou definido que o Encontro Nacional da REM acontecerá em 2011, em Pernambuco.
Quanto ao Encontro Nacional da REM, pensamos que seja fundamental a participação dos profissionais catarinenses. Vamos, portanto, nos articular e nos organizar a fim de participarmos do evento?
Para os interessados em conhecer um pouco mais sobre as experiências de outras REMs, segue o site da REM Nacional, no qual encontrarão informações nos respectivos blogs dos estados, inseridos no mapa: http://www.rem.org.br/. Embora não estejam disponíveis os blogs de todas, destacamos que já foram criadas as seguintes REMs: DF, PE, PB, CE, RJ, GO, MT, SC, RS; em fase de criação: a do MS.
Outro assunto, que queremos compartilhar com vocês, é sobre a criação de uma logomarca para a REM/SC, com a finalidade de se criar uma identidade visual para a rede catarinense. Assim, informamos que esse processo se dará por meio de uma seleção, na qual todos os interessados em participar, devem encaminhar suas propostas por meio do correio eletrônico em formato ".gif” ou ".jpeg" até o dia 20 de setembro de 2010. O(a) autor(a) da logomarca que será selecionada pelo Conselho Gestor da REM terá seus devidos créditos divulgado no blog da REM/SC, que será criado logo após esse processo. Esperamos contar com a colaboração de todos na divulgação desta seleção, a fim de que tenhamos muitas propostas interessantes. Em relação a esse processo de seleção, destacamos que os inscritos deverão estar cientes de que, ao ser selecionada a sua proposta, o autor(a) assinará um documento doando a sua criação e autorizando o uso da imagem pela REM/SC; não receberá, portanto, remuneração para este fim.
A inscrição deverá ser realizada pelo e-mail remsc2010@gmail.com,
contendo os seguintes dados:
Nome completo:
Profissão:
Escolaridade:
Endereço:
Cidade:
Telefone:
E-mail:
Enfim, até o próximo encontro!
Atenciosamente,
Maria Helena Rosa Barbosa e Christiane Maria Castellen
Coordenadoras da REM/SC
2º Encontro de Estudos – “Museu, Educação e Públicos”
A Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina – REM/SC convida os profissionais de museus e de instituições afins, para o 2º Encontro de Estudos, cujo tema será “Museu, Educação e Públicos”. Para o desenvolvimento dos trabalhos em relação ao tema, contamos com a participação de Maria Isabel Leite* e Maria Helena Rosa Barbosa**.
Dia: 26 de julho de 2010
Local: Museu Victor Meirelles
Horário: 13h30min às 17h30min
Endereço: Rua Victor Meirelles, 59 – Centro – Florianópolis/ SC
Fone/Fax: (48) 3222-0692
Informações: remsc2010@gmail.com
Para a discussão sobre o tema, sugerimos as seguintes leituras:
-Definições de museu. Disponível em:
-Museu: conceitos em mutação (p.8-11). In: BARBOSA, Maria Helena Rosa. Conceitos e preconceitos que permeiam os espaços museais da arte. Disponível em: http://ppgav.ceart.udesc.br/ppgav.htm [Anais do IV Ciclo de Investigações do PPGAV/ UDESC, 2009] ou http://ciclo2009.files.wordpress.com/2009/11/maria-helena-rosa-barbosa_conceitos-e-preconceitos-que-permeiam-os-espaaos-museais-da-arte.pdf
*Maria Isabel Leite
Graduada em Pedagogia (1985) e Mestre em Educação (1995), ambos pela PUC-Rio. É Doutora em Educação pela UNICAMP (2001), com Pós-Doutorado em Arte-Educação pela Roehampton University, Londres, na área de educação em museus (2007). De março de 2003 a julho de 2008, foi professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (Curso de Mestrado), e dos Cursos de Artes Visuais e Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense/UNESC, em Criciúma/SC. Membro da equipe de Coordenação do Museu da Infância; pesquisadora do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação Estética (GEDEST). Continua atuando como consultora, assessora, avaliadora, orientadora, palestrante; e publicando, principalmente, sobre museus, educação, infância e arte.
**Maria Helena Rosa Barbosa
Graduada em Educação Artística (1994) e Mestre em Artes Visuais (2009), na linha de pesquisa Ensino das Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), ambos pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É Arte-educadora do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) desde 2003. Membro da Diretoria da Associação de Arte Educadores de Santa Catarina (AAESC) e do Grupo de Pesquisa CNPq Arte e Educação/PPGAV/UDESC. Tem experiência na área de Artes, com ênfase no ensino da arte em educação formal e não formal, especialmente em ações educativas em museus e mediação em exposições com diferentes públicos.
Contamos com sua presença!
Christiane Maria Castellen e Maria Helena Rosa Barbosa
Coordenadoras da REM/SC
Conselho Gestor da REM/SC
1º Encontro de Estudos - "Plano Museológico e Ação Educativa”
Convite REM/SC
A Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina – REM/SC convida os profissionais de museus e de instituições afins, para o 1º Encontro de Estudos, cujo tema será “Plano Museológico e Ação Educativa”. Para o desenvolvimento dos trabalhos em relação ao tema, contamos com a participação de Viviane Wermelinger Guimarães*.
Dia: 24 de maio de 2010
Local: Museu Histórico de Santa Catarina [Palácio Cruz e Sousa]
Horário: 13h30min às 17h30min
Endereço: Praça XV de novembro, 207, Centro - Florianópolis
Fone: (48) 30288091
Informações: remsc2010@gmail.com
Como sugestão para a discussão sobre o tema, solicita-se leitura prévia dos seguintes documentos:
Portaria nº 001 de 5 de julho de 2006
Dispõe sobre a elaboração do Plano Museológico dos museus do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e dá outras providências. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaSecao.do?id=12240&sigla=Legislacao&retorno=paginaLegislacao
LEI Nº 11.904, DE 14 DE JANEIRO DE 2009.
Institui o Estatuto de Museus e dá outras providências.
*Viviane Wermelinger Guimarães
Graduada em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (2006). Sua pesquisa de graduação resultou no Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Conhecer para ser reconhecido: as pesquisas de público no museu. De 2007 a 2009 participou de projeto de extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, como bolsista/ Museóloga, no qual desenvolveu os seguintes serviços técnicos especializados: Implantação do Ecomuseu llha Grande; Pesquisa e coleta de acervo; Elaboração de Projeto Museográfico. Atualmente é Museóloga do Museu Universitário Oswaldo Rodrigues Cabral – Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Museologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ecomuseu e público.
Contamos com sua presença!
Coordenadoras:
Christiane Maria Castellen (Museu Histórico de Santa Catarina/FCC);
Maria Helena Rosa Barbosa (Museu de Arte de Santa Catarina/FCC).
Conselho Gestor:
Darlan Pereira Cordeiro (Fundação Genésio Miranda Lins);
Elaine Cristina Machado (Museu Nacional de Imigração e Colonização);
Lucy Cristina Ostetto (Museu Universitário do Extremo Sul Catarinense/UNESC);
Márcia Lisbôa Carlsson (Museu de Arte de Santa Catarina/FCC);
Maria Isabel Leite (Museu da Infância/UNESC);
Sérgio Da Silva Prosdócimo (Museu de Arte de Santa Catarina/FCC);
Vera Buoes Pizzato (Museu Histórico Municipal de São José);
Viviane Wermelinger Guimarães (Museu Universitário Oswaldo Rodrigues Cabral/UFSC).
Assinar:
Postagens (Atom)