Caras(os) educadoras/ educadores,
A Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REMSC) é formada por um grupo de profissionais com o propósito de estudo, reflexão e definição de diretrizes no campo teórico e prático na área museal, de modo a fundamentar, avaliar, dinamizar e potencializar ações para a área, conforme as necessidades e realidades do Estado de Santa Catarina. Criada em 2010, promove encontros mensais gratuitos com educadores de museus e espaços culturais, e outros profissionais interessados.
Entendendo a importância do papel das professoras/dos professores, no agendamento de visitas escolares aos museus, e atendendo a uma demanda do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) para debater no próximo ano a relação Museu-Escola, buscamos ampliar o diálogo com as escolas, de maneira a estreitar laços, abreviar caminhos, avaliar procedimentos e, assim, melhor atender as expectativas – tanto das escolas, quanto dos museus.
A fim de viabilizar esse diálogo, os encontros da REM/SC em 2012 serão abertos aos relatos de experiências de professoras/ professores acerca das visitas museais promovidas com seus grupos – desde a educação infantil, até a universidade, incluindo grupos de Educação de Jovens e Adultos, e ainda grupos de educação não-formal (ONGs, Associações, entre outros). Paralelamente, abriremos também para relatos de educadoras/educadores museais, a fim de contemplarmos os pareceres desses profissionais e ampliarmos possibilidades de troca e cooperação.
Se você já recebeu turmas de educandas/educandos em um museu catarinense e quer/pode partilhar essa experiência conosco, por favor, escreva para <remsc2010@gmail.com> e escolha uma data para sua apresentação. Os encontros serão sempre na última segunda-feira de cada mês, das 14h às 17h, no Museu da Escola Catarinense, na cidade de Florianópolis, nas datas a saber: 26/03; 30/04 [antecipado para 23/04]; [o dia 28/05 está reservado para um evento maior, provisoriamente nominado: Museu em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações]; 25/06; 27/08; 24/09; 29/10; 26/11.
Para melhor atingirmos os objetivos, é imprescindível que o relato de experiência em sua apresentação contemple os seguintes itens: nome da instituição museal onde se deu a proposta de visitação; nome da instituição escolar visitante; série(s)/faixa etária da(s) turma(s) visitante(s); número de alunos(as); mês/ano da visita; motivo pelo qual se deu a visita; breve relato da experiência; pontos positivos; dificuldades percebidas; sugestões de melhoria. Cada apresentação terá 30 minutos seguidos de debate; e se o/a autor/a desejar enviar um texto sobre o relato de experiência, ele será publicado no blog da REM/SC. Lembramos que a REM/SC não se responsabilizará pelas ideias veiculadas e ficará isenta de qualquer ônus relativo à publicação/divulgação do material enviado.
Contamos com sua participação e também ajuda na divulgação!
Equipe de Coordenação da REM/SC