A equipe gestora da REM/SC postou o texto abaixo
com três propostas para a construção do PNEM: http://pnem.museus.gov.br/
O prazo para consulta pública encerra hoje (07/04), conforme divulgado no e-mail do grupo.
Abraços a tod@s,
Maria Helena Rosa Barbosa
Coordenadora da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina – REM/SC
(48) 9927-4601
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Prezados(as),
A
Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REM/SC), desde a sua criação em
2010, tem realizado ações em parceria com instituições museológicas, espaços
culturais e profissionais da Educação e dos Museus. Nossa mais recente atividade – a mesa-redonda “Museu e Educação: diálogos para a construção do
Programa Nacional de Educação Museal – PNEM” (11/03) – foi realizada em
parceria com o Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM-SC) e apoio de
instituições de ensino na divulgação.
A
REM/SC, nos encontros realizados desde o ano de 2010, tem refletido sobre a
importância da aproximação e do diálogo entre os profissionais de museus e da
educação, sendo que, durante o ano de 2012, realizou somente encontros de
relatos de experiências de profissionais da educação formal e não formal e dos
museus.
Esses
encontros foram muito profícuos, pois tivemos a participação de professores
falando sobre suas experiências com estudantes,
de diferentes níveis de ensino, em visitas aos espaços museais, assim
como professores universitários relatando
experiências de disciplinas e/ou
cursos ministrados por eles/as que abordam questões teóricas e práticas sobre a
educação em museus, assim como pesquisas
neste campo específico e
educadores de museus apresentando algumas ações educativas desenvolvidas nas
instituições em que atuam. Assim, diante de tantas vozes nos encontros da
REM/SC, percebemos a importância de os museus serem contemplados nos currículos
dos cursos universitários, principalmente nos cursos de licenciatura, pois é o
professor/a, na maioria das vezes, quem levará a criança, pela primeira vez, a
este espaço cultural, podendo ainda futuramente atuar como educador em museu.
Destacamos,
ainda, que esta nossa percepção a partir dos encontros da REM/SC também é
apontada por colegas de diferentes regiões do país neste blog do PNEM. Diante do exposto, a REM/SC, ao navegar no
blog, percebe que muitas de suas reflexões estão contempladas por meio de
propostas dos coordenadores do PNEM e de
profissionais da educação e dos museus participantes desta consulta pública,
assim como das Redes de Educadores do
Rio de Janeiro e da Bahia, no que se refere às questões que dizem respeito
especificamente às REMs.
Assim,
a título de contribuição, seguem propostas da equipe gestora da REM/SC para o
eixo Redes e Parcerias:
-Incentivar, por meio
da criação de editais, iniciativas de parcerias entre museus e instituições de
ensino superior, principalmente com
cursos de licenciatura, que tenham como objetivo a formação e/ou
atualização de profissionais da educação
formal e não formal sobre as
especificidades da educação em museus e destes espaços como lugares de fruição,
de diálogo, de troca de saberes
sistematizados e não sistematizados e de apropriação e construção de
conhecimento.
-Fomentar redes de
educadores em museus, por meio de editais que contemplem a realização de
palestras, cursos, intercâmbios e publicações em parceria com as instituições de ensino formal públicas e
privadas – educação básica e superior –, assim como com instituições de
educação não formal.
-Incentivar a
constituição de fóruns entre as pastas – áreas da educação e da cultura – para
a aproximação, o diálogo, o reconhecimento e a promoção de políticas públicas
de ações e parcerias entre os órgãos e instituições nas três esferas dos
poderes públicos, a fim de promover a democratização, o acesso e a inclusão
sociocultural das instituições educacionais aos museus e ao patrimônio
cultural.
Atenciosamente,
Equipe
Gestora da REM/SC
www.remsc.blogspot.com