terça-feira, 30 de julho de 2019

Rede de Educadores em Museus tem nova coordenação


O Fórum Catarinense de Museus é o maior evento do setor museológico de Santa Catarina. Sua quinta edição aconteceu entre os dias 15 e 19 de julho de 2019, contando com mais de 260 participantes inscritos. Dentre o público destaca-se a participação dos Educadores de Museus, que na ocasião participaram do Encontro da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REM/SC), previsto na programação geral do Fórum.
O encontro aconteceu no dia 15 de julho, com a apresentação do histórico da REM-SC pela membro fundadora e coordenadora da primeira gestão Maria Helena Rosa Barbosa. O segundo momento da noite foi conduzido pelo então coordenador Denilson Antonio, que apresentou as colaborações da REM na construção do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM).






Por fim, foi realizada a eleição para a composição da nova equipe gestora. Abaixo a composição da nova equipe:
Coordenadora: Aline Bertoncello (educadora patrimonial – Centro de Memória do Oeste, Chapecó)
Vice-coordenadora: Adrieli Rodrigeri (auxiliar nas atividades educativas – Centro de Memória do Oeste, Chapecó);
Conselho gestor:
* Dalânea Cristina Flôr (pedagoga / educadora patrimonial - Fortalezas da Ilha de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis)
* Denilson Antônio (professor de arte / artista visual, Florianópolis) 
* Fernanda do Canto (estudante de Museologia – UFSC, mediadora e designer, Florianópolis)
* Geovani Bertollo (assistente cultural, Museu Histórico Professor Edvino Carlos Hölsher, Guaraciaba)
* Janne Seidel (professora e educadora em museu - Museu Municipal Vale do Rio do Peixe)
* Jefferson Luis Ribas de Oliveira (historiador- Fundação Cultural de São Carlos)
* Márcia Lisboa Carlsson (professora e educadora em museu - Museu Histórico de Santa Catarina, Florianópolis).
Para o grupo, a gestão está marcada pela participação de membros de várias regiões do estado, desta forma, a proposta será dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado pelas antigas equipes gestoras, mas, ao mesmo tempo, levar o olhar e a especificidade de cada região para as discussões sobre a atuação dos educadores no campo museal.